Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Noruega mediará diálogo entre governo venezuelano e oposição

Aliados de Juan Guaidó passam a controlar sedes diplomáticas da Venezuela em Washington, antes ocupadas por ativistas fiéis a Maduro

Por Da Redação
Atualizado em 17 Maio 2019, 09h37 - Publicado em 17 Maio 2019, 08h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As autoridades da Noruega confirmaram nesta sexta-feira, 17, que mediarão um diálogo político entre o governo da Venezuela e a oposição, para buscar resolver a grave crise do país sul-americano.

    “A Noruega informa que teve contatos preliminares com representantes dos principais atores políticos da Venezuela, em uma fase exploratória, com o objetivo de apoiar a busca por uma solução para a situação no país”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores norueguês.

    Oslo elogiou os “esforços” dos partidos e mostrou sua disposição de continuar apoiando “a busca de uma solução pacífica”.

    O chefe do parlamento da Venezuela e autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, confirmou ontem os contatos.

    “Sim, há alguns enviados para a Noruega. Agora, eu também disse que, até o ponto de exaustão, não vamos nos dedicar a uma falsa negociação que não leve a três coisas: cessação da usurpação, governo de transição e eleições livres”, afirmou.

    A emissora pública norueguesa NRK havia antecipado que os contatos entre os dois partidos começaram em Cuba e várias reuniões foram realizadas em um local secreto em Oslo.

    Continua após a publicidade

    A delegação do governo é composta pelo ministro das Comunicações, Jorge Rodríguez, e pelo governador do estado de Miranda, Héctor Rodríguez. Já a oposição enviou segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, Stalin González; o ex-deputado Gerardo Blyde e o ex-ministro Fernando Martínez Mottola, segundo a NRK.

    Os nomes da oposição foram mencionados por Guaidó, embora o governo venezuelano não tenha feito uma declaração oficial.

    Sedes diplomáticas da Venezuela

    Os enviados em Washington de Juan Guaidó afirmaram na quinta-feira que controlam todos os prédios diplomáticos do país na capital dos Estados Unidos.

    O principal representante de Guaidó em Washington, Carlos Vecchio, fez o anúncio em frente à embaixada da Venezuela na capital.

    Na manhã de ontem, as autoridades americanas retiraram simpatizantes do governo de Nicolás Maduro que ocupavam o prédio há semanas para evitar que ela fosse tomada pela oposição.

    Vecchio agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao Serviço Secreto pela operação que retirou os ativistas.

    Continua após a publicidade

    “Hoje recuperamos não só esse edifício, mas também as duas residências que pertencem a Venezuela, tanto a do embaixador como a do embaixador na Organização dos Estados Americanos (OEA)”, afirmou.

    O enviado de Guaidó em Washington disse que em breve entrará no prédio. Por enquanto, o local servirá como um centro de recebimento de ajuda humanitária para a Venezuela. “O edifício está sendo verificado pelos EUA. Faremos que os ativistas sejam responsabilizados pelos roubos e imperfeições que encontrarmos”, afirmou o diplomata.

    Quatro ativistas que resistiram à ação das autoridades americanas foram presas na operação de quinta-feira. Eles haviam recebido ordem para deixar o local e encerrar a ocupação na segunda-feira 13.

    O governo de Maduro denunciou os Estados Unidos por violar a Convenção de Viena e entrar no prédio sem autorização da Venezuela. Além disso, o líder chavista anunciou que estuda responder à retirada dos ativistas com o princípio de reciprocidade.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.