Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nasa quer minerar recursos do solo da Lua na próxima década

Agência espacial americana também deseja enviar sua próxima missão lunar até 2025 com presença de astronautas negros e mulheres

Por Da Redação
Atualizado em 28 jun 2023, 16h05 - Publicado em 28 jun 2023, 16h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • NEW YORK, NEW YORK - JUNE 08: The Waning Gibbous moon is seen amid hazy conditions due to smoke from the Canadian wildfires on June 08, 2023 in New York City. People in the city other areas are expected to have another day of bad air Thursday due to smoke from the Canadian wildfires. Air quality advisories continue to be in place for all five boroughs of the city of more than 8 million people. (Photo by Michael M. Santiago/Getty Images)
    A lua minguante é vista em meio a condições nebulosas devido à fumaça dos incêndios florestais canadenses na cidade de Nova York. 08/06/2023 - (Michael M. Santiago/Getty Images)

    A agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, tem ambições de minerar recursos na Lua na próxima década, de acordo com um documento publicado nesta quarta-feira, 28. O objetivo da agência é enviar americanos de volta ao satélite natural até 2025 e começar a escavar o solo até o ano de 2032.

    Para sua próxima missão, batizada de Artemis II, a Nasa também planeja enviar os primeiros astronautas negros e as primeiras mulheres. Eles vão ser os primeiros humanos a pousar na Lua desde os astronautas da Apollo 17, em 1972.

    De acordo com a agência espacial, o objetivo da missão é explorar ainda mais a superfície lunar e reunir informações para uma viagem posterior com destino a Marte.

    “Vamos colaborar com parceiros comerciais e internacionais e estabelecer a primeira presença de longo prazo na Lua”, informou a agência. “Então, usaremos o que aprendemos na Lua e ao redor dela para dar o próximo salto gigantesco: enviar os primeiros astronautas a Marte.”

    Continua após a publicidade

    + Ex-oficial de inteligência diz que EUA têm ‘veículos alienígenas intactos’

    Inicialmente, a Nasa vai buscar maneiras de desenvolver suprimentos de oxigênio e água na árida superfície lunar, que não possui ar respirável em sua fina atmosfera. A ideia da agência é explorar posteriormente outros metais, como o ferro.

    No final deste mês, os EUA vão enviar uma broca de teste ao espaço com planos de colher solo lunar para o planejamento da construção de uma usina de processamento até 2032.

    Continua após a publicidade

    + Nasa realiza primeira reunião pública sobre estudo de óvnis

    “Estamos tentando investir na fase de exploração, entender os recursos para diminuir riscos tal que o investimento externo faça sentido e possa levar até ao desenvolvimento e à produção”, disse Gerald Sanders, cientista de foguetes do Johnson Space Center, da Nasa, durante uma conferência de mineração em Brisbane. “Estamos literalmente apenas arranhando a superfície.”

    Os cientistas esperam usar a missão Artemis II para expandir as oportunidades comerciais no espaço. É esperado que as empresas de foguetes comerciais estejam entre os primeiros clientes, usando os recursos da lua como combustível.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.