Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Miss Crimeia é condenada na Rússia após cantar hino nacionalista ucraniano

Olga Valeyeva teve que pagar 40.000 rublos, equivalente a cerca de 3.050 reais e sua amiga foi condenada a 10 dias de prisão

Por Da Redação Atualizado em 4 out 2022, 19h25 - Publicado em 4 out 2022, 19h13

A Justiça da Rússia condenou e multou a vencedora de um concurso de beleza na pensínula da Crimeia por publicar um vídeo em que a modelo aparece cantando uma música nacionalista ucraniana para uma amiga, informou nesta terça-feira, 4, a polícia da região. A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014.

Olga Valeyeva e a amiga, que não teve a identidade revelada, foram culpadas por desacreditar o Exército ursso ao cantarem a música “Chervona Kalyna”, considerada pelas autoridades russas um hino nacionalista. O vídeo postado no Instagram foi removido e investigado.

Segundo a polícia da península, a vencedora do Miss Crimeia, um concurso de beleza para mulheres casadas, foi multada em 40.000 rublos, equivalente a cerca de 3.050 reais e sua amiga foi condenada a 10 dias de prisão.

“Um vídeo foi publicado na internet em que duas meninas cantam uma música que é o hino de luta de uma organização extremista”, disse o Ministro do Interior da Crimeia na rede social Telegram, na segunda-feira, 2. 

Continua após a publicidade

A polícia do país também postou um vídeo no qual as mulheres, com rostos borrados, pedem desculpas por cantar a música.

+ Banco Mundial estima queda de 35% do PIB da Ucrânia por causa da guerra

“Acabamos de cantar uma música ucraniana. Pensávamos que era apenas uma pequena música que conhecíamos há muito tempo”, disse Valeyeva. A Miss já havia postado no Instagram que não queria “prejudicar ninguém”.

Continua após a publicidade

Sergey Aksyonov, líder do Partido da Unidade Russa, e primeiro-ministro da Crimeia, alertou que as autoridades reagiriam “duramente” a músicas deste tipo.  Depois que convidados foram gravados cantando “Chervona Kalyna” em um casamento, em 10 de setembro,  multas e penas de 5 a 15 dias de prisão foram aplicadas para organizadores e participantes. 

“As pessoas que fazem isso estão agindo como traidoras”, acrescentou. Também afirmou que o grupo de segurança especial , o FSB, investiga o caso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.