Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Milhares deixam suas casas após erupção de vulcão nas Filipinas

Cerca de 13 mil pessoas já fugiram e autoridades esperam que número aumente nos próximos dias se zonas de risco forem ampliadas

Por Da Redação
12 jun 2023, 15h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dos mais ativos das Filipinas, o vulcão Monte Mayon entrou em erupção nesta segunda-feira, 12, após alertas de autoridades locais sobre o aumento da movimentação de lava nas suas crateras desde a semana passada. Cerca de 13 mil pessoas já deixaram suas casas, número que deve crescer nos próximos dias caso as zonas de risco sejam ampliadas.

    Situado na província de Albay, o vulcão abrange regiões de comunidades agrícolas e, em geral, mais pobres. Apesar do risco, parte dos residentes da região, que já foi definida como um espaço proibido pelo governo local, se recusa a sair do território de colheita, plantio e criação de animais.

    O diretor do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, Teresito Bacolcol, apelou à população para que as áreas ao redor sejam esvaziadas o mais rápido possível e reforçou que moradores de regiões de perigo devem estar preparados para buscar abrigos de emergência a qualquer momento.

    + México alerta população a se preparar para fuga por erupção vulcânica

    “O que estamos vendo agora é uma erupção efusiva”, destacou Bacolcol. “Estamos olhando para isso no dia a dia”.

    Continua após a publicidade

    Na última quinta-feira, especialistas escalaram as advertências ao enquadrar a estrutura geológica magmática ao nível de alerta 3, em um sistema de apenas cinco etapas. A nova classificação indica, então, que a área registrou uma intensa agitação, com possibilidade de que uma erupção perigosa fosse desencadeada nas semanas seguintes.

    Bacolcol explicou, ainda, que a mudança de nível para a quinta colocação só seria realizada caso erupção se tornasse mais violenta, representando risco de vida aos filipinos, que podem adquirir problemas de saúde causados, por exemplo, pela dissipação de cinzas no ar.

    + Autoridades intensificam alerta de erupção de vulcão no Havaí

    Continua após a publicidade

    Restaurantes e bares a cerca de 14 quilômetros do Monte Mayon também foram afetados. De acordo com o jornal britânico The Guardian, clientes de estabelecimentos em Legazpi, capital da província de Albay, fugiram às pressas quando avistaram a lava descendo pelas montanhas.

    Com mais de 2.400 metros de altura, o vulcão está entre os 24 mais ativos do país e entrou em erupção pela última vez em 2018, provocando a fuga de milhares de filipinos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.