Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mercosul suspende Venezuela e faz apelo por volta da democracia

Decisão tomada neste sábado foi motivada por eleição manipulada da Assembleia Constituinte e a prisão de líderes da oposição

Por Da Redação
Atualizado em 5 ago 2017, 14h42 - Publicado em 5 ago 2017, 13h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Imagens do dia - Protesto em Caracas na Venezuela
    Manifestante de oposição entra em confronto com a polícia durante protesto contra a recém-inaugurada Assembleia Constituinte em Caracas, na Venezuela - 04/08/2017 (Ronaldo Schemidt/AFP)

    O Mercosul decidiu suspender por tempo indeterminado a Venezuela do bloco regional — formado também por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai — e fez um apelo para que o país inicie uma transição política imediata.

    No último domingo, o governo do presidente Nicolás Maduro promoveu uma votação para eleger uma Assembleia Nacional Constituinte com poderes ilimitados de reescrever a Constituição e dissolver o Congresso de maioria oposicionista, eleito por voto popular. Analistas independentes estimam que o comparecimento da população venezuelana ficou pouco acima de 10%, muito abaixo das votações anteriores, o que seria um sinal de repúdio à decisão do líder do governo. Há fortes suspeitas de manipulação do resultado oficial, de acordo com esses analistas. A oposição é contra a assembleia.Em comunicado, o Mercosul diz que a Venezuela violou a ordem constitucional e que a suspensão seguirá até que os presos políticos sejam libertados, a Assembleia Constituinte dissolvida e a democracia restaurada no país.

    No início da semana, o governo americano já havia anunciado sanções à Venezuela por causa da eleição da Assembleia Constituinte. Na sexta, foi a vez de o Vaticano pedir que a Assembleia Constituinte fosse suspensa.

    Continua após a publicidade

    A Venezuela atravessa uma grande crise socioeconômica e política há alguns anos, com prejuízos para a população mais pobre. Milhões de pessoas sofrem com a escassez de alimentos, a hiperinflação e a forte retração da atividade econômica.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.