Cerca de 30 mil pessoas participaram de manifestação em Bilbao neste sábado, 16, em apoio ao referendo separatista convocado pelo governo da Catalunha para o dia 1º de outubro e declarado ilegal pelo Tribunal Constitucional da Espanha.
A passeata terminou sem problemas em frente à Câmara Municipal de Bilbao, onde foi lido um comunicado de apoio à Catalunha, ao referendo e para “reivindicar uma democracia onde seja normal poder decidir”.
Em mensagem, a presidente do Parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, agradeceu aos manifestantes.
A manifestação em apoio ao referendo catalão contou com a presença de dirigentes da coligação basca EH Bildu e do Partido Nacionalista Basco (PNV), que defenderam o “direito a decidir do povo catalão” e lamentaram a atitude do governo espanhol.
Na segunda-feira, 11, cerca de 1 milhão de catalães se reuniram no centro de Barcelona em apoio à independência da Catalunha. O chefe do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, disse a jornalistas ainda na segunda-feira que a consulta popular será feita a qualquer preço. “Não é uma opção o referendo não ir adiante”, afirmou.
Pesquisas mostraram que o apoio à separação diminuiu nos últimos anos e que uma minoria quer um Estado separado, mas a maioria dos catalães quer ter a oportunidade de votar sobre a questão.
Com EFE