Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mahmoud Abbas critica veto dos EUA para reconhecer a Palestina na ONU

Governo norte-americano defende que estado palestino deve ser criado em negociação direta entre Israel e a AP, e não em uma votação da ONU

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 13h05 - Publicado em 20 abr 2024, 14h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, criticou neste sábado, 20, o veto dos Estados Unidos à integração da Palestina como estado membro de pleno direito na Organização das Nações Unidas (ONU). Os EUA defendem que um estado palestino independente deve ser criado em negociação direta entre o Estado de Israel e a Autoridade Palestina, e não em uma votação da ONU.

    Na última quinta-feira, os Estados Unidos vetaram o reconhecimento do Estado Palestino como membro pleno da ONU. Doze dos 15 países membros do Conselho de Segurança votaram a favor da conclusão da integração da Palestina na ONU, dois se abstiveram e somente a alegação dos EUA se manifestou contra.

    Em entrevista à agência Wafa, Abbas anunciou que a Palestina irá reconsiderar as relações com os Estados Unidos. “Os líderes palestinos reconsiderarão as relações bilaterais com os Estados Unidos, de uma forma que garanta a proteção dos interesses do nosso povo, da nossa causa e dos nosso direitos”

    A Autoridade Palestina interpretou o veto norte-americano como “uma agressão flagrante contra os direitos, a história e a pátria” de seu povo. Para a AP, os EUA desafiam a vontade da comunidade internacional.

    “Enquanto o mundo concorda com a necessidade de aplicar o direito internacional e apoia os direitos palestinos, os Estados unidos continuam a apoiar a ocupação e recusam-se a forçar Israel a parar a sua guerra genocida”, disse Abbas. Ele acusou os EUA de dar armas e dinheiro a Israel para matar os palestinos e destruírem suas casas.

    Abbas afirmou que a posição dos EUA significa na prática o abandono das promessas para a criação de dois estados para selar a paz entre palestinos e israelenses.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.