Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maduro diz que aceita retomar diálogo com oposição venezuelana

Principal grupo opositor, porém, nega iniciar conversas sem a libertação de presos políticos e o reconhecimento do Parlamento anterior à Constituinte

Por Da redação
13 set 2017, 00h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que aceitou nesta terça-feira o “convite” do governo da República Dominicana e do ex-chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, para retomar um diálogo com a oposição. “Quero anunciar que aceito esta nova jornada de diálogo”, afirmou Maduro em rede nacional de rádio e televisão.

    O venezuelano indicou que isto implica em “instalar nas próximas horas uma nova jornada de diálogo para a paz e pela democracia venezuelana”. O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, informou nesta terça-feira em Paris ao chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, que as conversas começarão nesta quarta na República Dominicana. Jorge Rodríguez, atual prefeito do distrito de Libertador, em Caracas, foi designado como o representante do governo nas negociações.

    Oposição nega diálogo com chavistas

    O principal grupo de oposição a Maduro, porém, negou qualquer diálogo direto com o governo. A Mesa da Unidade Democrática (MUD), que agrupa os partidos da oposição venezuelana, divulgou um comunicado na noite de terça em que confirma o envio de uma delegação para a República Dominicana para “defender a democracia venezuelana”, mas que isso não representa o início de um diálogo formal com os chavistas.

    Continua após a publicidade

    A MUD destacou que não haverá retomada de diálogo sem uma negociação que atenda condições como “a libertação de presos políticos, a suspensão das inabilitações a dirigentes opositores e o fim da perseguição”. O grupo também pede “o reconhecimento pleno das competências constitucionais da Assembleia Nacional (parlamento)”, controlada pela oposição e que foi despojada das suas atribuições pelo Supremo Tribunal e pela Assembleia Nacional Constituinte instaurada pelo chavismo.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.