Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Maconha recreativa vira legal na Alemanha e população comemora com fumacê

Nova legislação permite o porte de 25g de cannabis e o cultivo de até três plantas de maconha em casa

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h38 - Publicado em 1 abr 2024, 12h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apoiadores da legalização da maconha celebrando a aprovação da legislação que permite o uso recreativo de cannabis a partir do dia 1º de abril na Alemanha
    Apoiadores da legalização da maconha celebrando a aprovação da legislação que permite o uso recreativo de cannabis a partir do dia 1º de abril na Alemanha. (John Macdougall/AFP)

    O consumo recreativo de maconha na Alemanha tornou-se oficialmente legalizado a partir desta segunda-feira, dia 1º, levando dezenas de pessoas a uma comemoração no Portão de Brandemburgo, em Berlim, com direito a muita fumaça. As novas regras determinam que apenas maiores de 18 anos podem acessar a droga, liberam o porte de até 25 gramas de cannabis seca e permitem o cultivo de, no máximo, três pés de maconha em casa.

    Apesar da oposição de grupos conservadores e de algumas associações médicas, o governo conseguiu aprovar a legislação com o argumento de que a descriminalização vai ajudar a combater o tráfico e mercados clandestinos. Autoridades alemãs também já afirmaram que muitas pessoas dependem da cannabis por razões medicinais, e a legalização evitará o consumo de produtos médicos de procedência duvidosa.

    Cuidados

    Como medida de contenção, a lei proíbe pessoas de fumarem maconha num raio de 100 metros de escolas, jardins de infância, parques infantis e centros esportivos, para não expor crianças à droga.

    O ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, prometeu ainda a realização de uma campanha de educação para os jovens sobre os riscos do consumo de cannabis para a saúde, além de programas de prevenção. O centro federal de educação em saúde, vinculado ao ministério, também se pronunciou, dizendo à agência de notícias AFP que “assumirá a sua responsabilidade ampliando as ofertas de prevenção”.

    Continua após a publicidade

    Críticas

    No entanto, o modelo de implementação das novas regras e campanhas campanhas de prevenção gerou críticas nas redes sociais. Segundo Boris Knoblich, o porta-voz da organização Tannenhof Berlin-Brandenburg de terapia e reabilitação, uma campanha virtual “nunca funcionará”.

    “O que funciona é alguém que entra, conversa com (as crianças e adolescentes) durante um café, sem professor presente”, argumentou ele.

    Segundo pesquisa oficial realizada em 2021, 8,8% dos adultos na Alemanha afirmaram ter consumido cannabis pelo menos uma vez durante o ano anterior. Já entre as pessoas de 12 a 17 anos, esse número aumenta, chegando a quase 10% – o consumo da erva permanece ilegal para os menores de idade mesmo com a legalização.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.