Neste domingo 26, o presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem de melhoras a Luiz Inácio Lula da Silva, após o presidente brasileiro ter sido diagnosticado com broncopneumonia e infecção viral por influenza, e precisar cancelar a viagem que faria ao país asiático no sábado, 25.
“No dia 26, o Presidente Xi Jinping enviou mensagem ao Presidente Lula, que adiou visita à China em razão da influenza e pneumonia, para lhe manifestar solidariedade cordial, desejar melhoras e dar boas-vindas a uma visita o mais cedo possível e em data oportuna para ambos lados”, escreveu Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em uma rede social.
O diagnóstico de broncopneumonia – doença inflamatória dos pulmões causadas por vírus, fungos ou basctérias – de Lula foi confirmado na quinta-feira, 23, seguido pela infecção viral por influenza detectada no sábado. Por recomendação de seu médico Kalil Filho e pela médica da Presidência, Ana Helena Grrmoglio, o presidente brasileiro cancelou a viagem à China até terminar o tratamento.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também cancelaram a visita à China. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está em Pequim e deve cumprir a agenda prevista no país asiático.