Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula encontra presidente palestino e fala em ‘necessidade do cessar-fogo imediato’

Em discurso de abertura de sessão da Assembleia Geral, na terça-feira, Lula usou parte de sua fala para criticar a ofensiva israelense em Gaza

Por Da Redação
Atualizado em 25 set 2024, 16h10 - Publicado em 25 set 2024, 13h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira, 25, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas, que pela primeira vez teve a Palestina como observador.

    Em nota, a Presidência disse que Lula manifestou “solidariedade pelo sofrimento das mulheres e crianças palestinas diante da violência e pela necessidade do cessar-fogo imediato”.

    Em discurso de abertura de sessão da Assembleia Geral, na terça-feira, Lula usou parte de sua fala para criticar a ofensiva israelense em Gaza, dizendo que a guerra se expande “perigosamente” para o Líbano e que já passou da hora de a diplomacia entrar em ação.

    “O que começou como uma ação de fanáticos contra civis israelenses inocentes tornou-se uma punição coletiva de todo o povo palestino. São mais de 40 mil vítimas fatais, em sua maioria mulheres e crianças. O direito de defesa se tornou em direito de vingança, que impede um acordo para a liberação de reféns e adia o cessar-fogo”, declarou o mandatário.

    Continua após a publicidade

    Em abril, com a participação do Brasil, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução sobre a admissão do Estado da Palestina na ONU. Apesar de ser reconhecida por mais de 140 países, a Palestina não tem assento na ONU, fora o status de observador. Os Estados Unidos, aliados de Israel, vetaram a criação do Estado na entidade, usando seu direito ao veto em diversas ocasiões, mais recentemente em meados deste ano.

    O Brasil reconhece a Palestina como um Estado desde 2010, nas fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.