Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Comandante do Estado Islâmico instiga militância a manter a jihad

Gravação de áudio atribuída a Abu Bakr Baghdadi pode acabar com a versão de que ele havia morrido, se a autenticidade for confirmada

Por Da Redação
Atualizado em 22 ago 2018, 21h23 - Publicado em 22 ago 2018, 18h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Abu Bakr Baghdadi, líder do Estado Islâmico, discursa em mesquita de Mossul: chamado à guerra santa - 05/07/2014. (Al-Furqan Media/Anadolu Agency/Getty Images)

    Dado como morto por diferentes órgãos de inteligência, o comandante do grupo terrorista Estado Islâmico, Abu Bakr Baghdadi, teria dado voz a uma conclamação aos militantes para prosseguirem com a jihad (guerra santa). A voz gravada e disparada pelas redes sociais nesta quarta-feira (22) seria de Baghdadi, em silêncio nos últimos 12 meses. Mas ainda não há confirmação da autenticidade.

    “Se os fiéis abandonarem sua religião, sua paciência e a jihad contra os inimigos, serão derrotados”, diz a mensagem de voz com 54 minutos divulgada pelo aplicativo de mensagens instantâneas Telegram. “Aqueles que mantêm a fé vão triunfar. A única maneira de comprovar esta fé é com a luta”, completou.

    A suposta declaração de Baghdadi foi divulgada por ocasião da festa do sacrifício ou Eid al-Fitr , que marca o fim da peregrinação anual a Meca. Chega no momento em que o grupo extremista se encontra encurralado na Síria, após ter sido expulso de todos os centros urbanos do Iraque.

    O Estado Islâmico chegou a controlar grandes territórios nos dois países, mas hoje seus últimos domínios têm sido alvos de bombardeios das tropas curdas e das forças do governo de Bashar Assad, o presidente sírio. O grupo jihadista, porém, continua operacional em outros países, como o Afeganistão.

    Se confirmada a autenticidade do áudio, esta seria a primeiro gravação do comandante do Estado Islâmico desde 28 de setembro de 2017. Naquela mensagem, ele pedira aos combatentes na Síria e no Iraque para resistirem, apesar da libertação de Mossul, considerada pelo Estado Islâmico como sua capital.

    (Com EFE e AFP)

    Continua após a publicidade

     

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.