O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, declarou nesta sexta-feira, 12, estar interessado em se reencontrar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma terceira vez se o americano adotar a atitude certa, informou a mídia estatal norte-coreana KCNA. Mas deixou claro que seu prazo se esgotará no final deste ano.
Em discurso no Parlamento norte-coreano, Kim advertiu que o colapso das negociações com os Estados Unidos elevou os riscos de um retorno às tensões passadas. Ele se encontrou com Trump no Vietnã, no último dia 2 de fevereiro, mas o americano antecipou seu retorno a Washington diante da falta de consenso.
“O que é preciso é que os Estados Unidos parem seu atual método de cálculo e nos abordem com um novo cálculo”, disse Kim, que exige de Washington a flexibilização de suas sanções econômicas para prosseguir com o desmonte de seu aparato nuclear e de mísseis balísticos.
Para Kim, os Estados Unidos se concentraram em suas demandas unilaterais dos Estados Unidos. Mas acrescentou que sua relação pessoal com o presidente americano continua boa.
(Com Reuters)