Kamala tem 44%, contra 42% de Trump, revela nova pesquisa eleitoral nos EUA
Levantamento feito pela Reuters/Ipsos mostra que democrata abriu margem contra o republicano
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, aparece com vantagem de 2 pontos percentuais sobre Donald Trump em pesquisa divulgada pela agência de notícias Reuters e pelo Instituto Ipsos nesta terça-feira (23).
Segundo o levantamento, Harris tem 44% das intenções de voto, contra 42% de Trump. A diferença está dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada nas últimas 48 horas e contabiliza, portanto, o efeito da Convenção Nacional Republicana, encerrada na quinta (18), quando Trump aceitou formalmente sua candidatura.
O levantamento traz ainda o impacto do anúncio de desistência de Joe Biden no domingo, 21, dia em que o presidente também anunciou que apoiaria Kamala Harris.
Em sondagem anterior, feita entre 15 a 16 de julho, ambos apareceram com o mesmo percentual, de 44%.
Há, porém, importante nuance sobre os resultados das sondagens americanas. Embora as pesquisas nacionais forneçam a temperatura do eleitorado, apenas um punhado de estados deve decidir as eleições de fato.
São os swing states, ou estados pêndulo, em que não há maioria republicana ou democrata e que podem, portanto, pender para ambos os lados.
Nessa categoria estão Arizona, Georgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin.
Em outra pesquisa recente, 56% dos eleitores registrados concordaram com a afirmação de que Harris é “mentalmente capaz de lidar com desafios”, em comparação com 49% que disseram o mesmo sobre Donald Trump.
Somente 22% dos eleitores avaliaram Biden dessa forma.
Biden encerrou seu esforço de reeleição após debate com Trump realizado em junho, quando gaguejou várias vezes, além de não conseguir desafiar os ataques de Trump.
Também nesta terça-feira, dois dos principais democratas no Congresso, o senador Chuck Schumer e o deputado Hakeem Jeffries, endossaram a candidatura de Kamala Harris.
O apoio aconteceu logo após Kamala garantir o número de delegados suficientes para obter a indicação do partido.
Em uma entrevista conjunta em Washington, Schumer e Jeffries elogiaram Harris, creditando-a por unir o Partido Democrata após semanas de incerteza.
“A vice-presidente Kamala Harris fez um trabalho impressionante, garantindo a maioria dos delegados necessários para ganhar a nomeação democrata”, disse Schumer, líder da maioria na Câmara.
“Portanto, agora que o processo se desenrolou, estamos aqui para dar o nosso apoio à vice-presidente.”
Schumer disse que nas horas seguintes ao anúncio da candidatura de Kamala, o número de pessoas se inscrevendo para voluntariado ou doando dinheiro superou todas as expectativas.