Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Jacob Zuma, ex-presidente sul-africano, é preso

Zuma é acusado de corrupção e foi condenado a 15 meses de prisão após se negar a comparecer a uma comissão que o investigava

Por Da Redação 7 jul 2021, 19h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ex-presidente sul-africano Jacob Zuma durante audiência em tribunal em Pietermaritzburg. 26/05/2021
    Ex-presidente sul-africano Jacob Zuma durante audiência em tribunal em Pietermaritzburg. 26/05/2021 (Phill Magakoe/Getty Images)

    Jacob Zuma, o ex-presidente da África do Sul, foi levado sob custódia nesta quarta-feira, 7, para começar a cumprir uma sentença de 15 meses de prisão.

    Zuma, de 79 anos, se rendeu voluntariamente, 40 minutos antes do prazo final da meia-noite para a polícia entregá-lo aos funcionários da prisão. 

    O Tribunal Constitucional, o mais alto órgão judicial do país, ordenou a prisão de Zuma no mês passado depois de considerá-lo culpado de desacato por não comparecer a uma comissão que investigava acusações de corrupção que mancharam seu mandato como líder do país de 2009 a 2018.

    Seu mandato como presidente foi marcado por escândalo e má administração. No entanto, ele é uma figura populista profundamente amada em alguns cantos, especialmente entre os zulus em sua província natal, KwaZulu-Natal.

    No início da quarta-feira, a fundação de Zuma se pronunciou. “Caros sul-africanos e o mundo. Informamos que o presidente Zuma decidiu cumprir a ordem de prisão.”

    Continua após a publicidade

    A decisão de Zuma de obedecer à ordem do Tribunal Constitucional ocorre após uma semana de tensões crescentes em torno de sua sentença de prisão.

    Em um apelo de última hora para evitar ir para a prisão, os advogados de Zuma escreveram ao chefe de justiça interino solicitando que sua prisão fosse suspensa até sexta-feira, quando um tribunal regional decidirá sobre seu pedido de adiamento da prisão.

    Seus advogados pediram ao juiz interino que emitisse diretrizes impedindo a polícia de prendê-lo, alegando que haveria um “prejuízo à sua vida”.

    Centenas de apoiadores do ex-presidente se reuniram em sua casa no último fim de semana e prometeram evitar sua prisão, mas partiram no domingo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.