Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Israel e Hamas estão perto de acordo sobre reféns, dizem oficiais

Negociação envolveria uma pausa humanitária para transporte das pessoas liberadas e entrada de mantimentos e outros itens em Gaza

Por Da Redação 19 nov 2023, 17h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No sábado, parentes dos prisioneiros israelenses que são mantidos como reféns em Gaza se manifestaram em frente ao Ministério da Defesa em Tel Aviv -
    No sábado, parentes dos prisioneiros israelenses que são mantidos como reféns em Gaza se manifestaram em frente ao Ministério da Defesa em Tel Aviv (Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images/Getty Images)

    Israel e o Hamas parecem estar próximos de concluir um acordo para a libertação de reféns em troca de um cessar-fogo em Gaza e da liberação de prisioneiros palestinos de prisões israelenses.

    Agentes do governo dos Estados Unidos, de Israel e o primeiro-ministro do Catar afirmaram que neste domingo (19) as negociações estavam avançando e um acordo poderia ser anunciado nos próximos dias. Há cautela, no entanto, em fazer grandes anúncios, já que as negociações podem

    Segundo o jornal britânico The Guardian, o primeiro-ministro do Catar disse que apenas pequenas diferenças entre o Hamas e Israel ainda precisam ser resolvidas. O embaixador israelense em Washington disse que Israel espera que um número significativo de reféns possa ser libertado pelo Hamas.

    O Catar tem tido papel central na mediação do esforços para atingir um acordo. A princípio, mulheres e crianças seriam as primeiras liberadas entre os reféns, e uma pausa humanitária de pelo menos cinco dias seria necessária tanto para transportar os reféns liberados quanto para permitir que ajuda externa chegasse aos necessitados em Gaza.

    Se aprovada, a pausa humanitária seria a mais longa desde o início do conflito, em 7 de outubro, quando o Hamas atacou Israel e capturou mais de 200 reféns. Até agora, apenas quatro pessoas foram libertadas. Acredita-se que 239 pessoas de 26 diferentes países estejam sendo mantidas pelo Hamas. O grupo terrorista afirma que 30 reféns foram mortos em bombardeios provocados por tropas israelenses, embora não existam dados independentes que confirmem as alegações.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.