Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Irã apreende navio ‘ligado a Israel’ em meio à escalada de tensão

Embarcação foi abordada pela Guarda Revolucionária Iraniana neste sábado no Estreito de Ormuz; governo ameaça retaliar ataque à embaixada na Síria

Por Da Redação Atualizado em 8 Maio 2024, 13h19 - Publicado em 13 abr 2024, 12h50

A Guarda Revolucionária do Irã afirmou ter apreendido neste sábado, 13, um navio de carga que seria “ligado a Israel” na região do Estreito de Ormuz. O anúncio ocorre dias depois de o governo iraniano ter ameaçado fechar a rota marítima e avisado que retaliaria um ataque supostamente israelense ao seu consulado na Síria. 

De acordo com a agência de notícias estatal iraniana IRNA, um helicóptero das forças especiais da Marinha da Guarda abordou o navio, chamado MSC Aries, de bandeira portuguesa, e o levou para águas territoriais do Irã, com a suspeita de que a embarcação seria ligada a Israel.

À Reuters, a MSC confirmou que o Irã apreendeu o navio e disse que trabalha “com as autoridades competentes” para o seu regresso seguro e o bem-estar dos seus 25 tripulantes. Segundo a agência de notícias, a empresa aluga o Aries da Gortal Shipping, uma afiliada da Zodiac Maritime, que é de propriedade do empresário israelense Eyal Ofer.

O incidente ocorre em meio a uma escalada de tensão na região que teve início com os ataques israelenses em Gaza, em outubro de 2023, mas que se intensificou depois que autoridades iranianas passaram a acusar Israel de promover um bombardeio ao consulado do país na Síria. O ataque deixou um comandante e outros seis oficiais da Guarda Revolucionária Iraniana mortos.

O governo israelense não assumiu a autoria, mas a possibilidade de uma retaliação levou os Estados Unidos a posicionar navios de guerra para proteger Israel. Por precaução, vários outros países, como França, Reino Unido, Alemanha e Rússia, passaram a orientar que seus cidadãos evitem a região. O presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta sexta, 12, que espera que o Irã ataque Israel “mais cedo ou mais tarde”.

Continua após a publicidade

Já o porta-voz militar de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, disse que “o Irã sofrerá as consequências por escolher agravar ainda mais esta situação”, em resposta aos relatos da apreensão do MSC Aries. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, acusou Teerã de pirataria.

Na terça-feira, o chefe naval da Guarda Revolucionária, Alireza Tangsiri, disse que poderia fechar o Estreito de Ormuz, que fica entre o Irã e os Emirados Árabes Unidos, se fosse considerado necessário.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.