Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Irã anuncia 135 mortes em 24 horas por coronavírus

Governo iraniano também anunciou nesta terça a liberação temporária de 85.000 detentos, entre eles presos políticos

Por Da Redação
Atualizado em 17 mar 2020, 11h40 - Publicado em 17 mar 2020, 10h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Equipe médica passa spray desinfetante no santuário do Imam Reza em Mashhad, no Irã, durante epidemia de coronavírus - 27/02/2020 (WANA (West Asia News Agency)/Reuters)

    As autoridades do Irã anunciaram nesta terça-feira, 17, 135 mortes em 24 horas provocadas pelo novo coronavírus, o que eleva a 988 o balanço da epidemia de Covid-19 no país, um dos mais afetados depois da China.

    De acordo com o porta-voz do ministro da Saúde, Kianush Jahanpur, mais de 1.178 novos casos de contágio foram confirmados durante as últimas 24 horas. “Isto eleva o número total de casos confirmados a 16.169 pessoas”, declarou Jahanpur em uma entrevista coletiva.

    O porta-voz, que pediu aos iranianos que permaneçam em casa para frear a propagação, também anunciou que 5.389 pacientes foram curados e estão em bom estado de saúde.

    Fato incomum, o Irã anunciou na segunda-feira 16 o fechamento de quatro importantes locais sagrados xiitas para tentar conter a epidemia.

    Continua após a publicidade

    Na véspera do Ano Novo iraniano (de 19 de março a 3 de abril), que tradicionalmente provoca a viagem de milhares de pessoas por rodovias, as autoridade iranianas pediram às pessoas que permaneçam em casa e considerem o vírus como um problema “sério”.

    Para dissuadir as pessoas a respeito dos deslocamentos, várias províncias ordenaram o fechamento dos hotéis. As celebrações da tradicional festa do fogo persa, na qual os iranianos se reúnem nas ruas, que deveriam começar na terça-feira à noite, foram proibidas em Teerã e em várias províncias, segundo a agência oficial Irna.

    Prisioneiros liberados

    O governo iraniano também anunciou nesta terça a liberação temporária de 85.000 detentos, entre eles presos políticos. Segundo o Poder Judiciário de Terrã, a medida foi tomada para evitar a propagação da doença dentro das lotadas penitenciárias do país.

    “Nas penitenciárias também tomamos medidas de precaução para confrontar a pandemia”, afirmou o porta-voz Gholamhossein Esmaili.

    As condições nas cadeias iranianas deterioraram de forma considerável nas últimas semanas, com muitos relatos de mortes de presidiários após contaminação pelo coronavírus. No início de março, o governo já havia anunciado a libertação temporária de 54.000 prisioneiros.

    Continua após a publicidade

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.