Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Indicado por Trump para Suprema Corte critica tuítes do presidente

Neil Gorsuch chamou de "desmoralizadores e desanimadores" os ataques do presidente americano contra o Judiciário dos EUA

Por Da redação
Atualizado em 8 fev 2017, 21h16 - Publicado em 8 fev 2017, 21h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Judge Neil Gorsuch (L) speaks, after US President Donald Trump nominated him for the Supreme Court, at the White House in Washington, DC, on January 31, 2017. President Donald Trump on nominated federal appellate judge Neil Gorsuch as his Supreme Court nominee, tilting the balance of the court back in the conservatives' favor. / AFP PHOTO / Brendan SMIALOWSKI (Brendan Smialowski/AFP)

    Indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ocupar uma vaga na Suprema Corte, Neil Gorsuch qualificou os ataques recentes de Trump contra o Judiciário americano como “desmoralizadores e desanimadores”, segundo o senador democrata Richard Blumenthal. As declarações foram confirmadas pela equipe encarregada de garantir a nomeação do magistrado.

    Integrante do Comitê do Judiciário do Senado e ex-procurador-geral de Connecticut, Blumenthal disse que questionou Gorsuch sobre as recentes críticas de Trump após um juiz federal bloquear o decreto que suspende por noventa dias a entrada de pessoas de sete países de maioria muçulmana – Iraque, Síria, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen – nos EUA.

    Em uma série de tuítes, Trump chamou o magistrado James Robart, responsável pela decisão, de “suposto juiz”, afirmou que sua opinião é “ridícula” e insinuou que Robart teria responsabilidade por qualquer ataque terrorista que venha o ocorrer.

    Continua após a publicidade

    “Ele [Gorsuch] disse que [os ataques] foram desmoralizadores e desanimadores – essas foram as palavras dele”, afirmou Blumenthal a repórteres. “Acho que ele tem a obrigação de tornar suas visões conhecidas de maneira mais explícita e inequívoca para o povo americano”, disse o senador.

    Os democratas têm buscado usar o processo de confirmação para forçar Gorsuch a condenar o presidente e a reafirmar a independência do Judiciário.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.