Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Incêndios fazem presidente chileno decretar estado de catástrofe no país

Gabriel Boric interrompeu as férias de verão devido a tragédia, que já deixou 13 mortos; governo pede ajuda ao Brasil e a Argentina

Por Sofia Cerqueira Atualizado em 4 fev 2023, 14h44 - Publicado em 4 fev 2023, 13h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com 13 mortes confirmadas até agora provocadas por incêndios florestais, o governo do Chile declarou estado de catástrofe no país. A situação fez com que o presidente Gabriel Boric interrompesse as férias de verão e viajasse para as regiões de Nuble e Bío-Bío, na área centro-sul do país, onde se concentra a maior parte dos focos. De acordo com as informações das autoridades locais, dos 204 incêndios ativos, 56 deles estão fora de controle.

    A situação é tão grave que a ministra do Interior, Carolina Toha, afirmou esperar ajuda de empresas e governos vizinhos, como do Brasil e da Argentina. Já se sabe até agora que o fogo devastou mais de 47 000 hectares de terra e deixou 97 casas totalmente destruídas, além de 22 feridos.

    Na manhã de hoje, o presidente Boric se reuniu com sua equipe no Palácio La Moneda para montar estratégias de combate ao desastre ambiental, que teria começado em áreas de cultivo e bosques, mas no momento avança rápido e ameaça afetar áreas povoadas. “Meu papel como presidente é garantir que todos os recursos estejam disponíveis para a emergência e para que as pessoas sintam que não estarão sozinhas”, disse o presidente. Durante seu comunicado, o líder chileno ainda levantou a suspeita de que os incêndios possam ter sido iniciados intencionalmente.

    Das 13 mortes contabilizadas até agora, 11 delas (incluindo um bombeiro), ocorreram na cidade de Santa Juana, em Bío-Bío, região que fica a cerca de 500 quilômetros da capital Santiago. Muitas famílias no epicentro da tragédia já buscam refúgio em abrigos, de acordo com agências de notícias locais. As labaredas e a fumaça também interrompem o tráfego em algumas rodovias.

    A corrida contra o tempo é para que não se repita a tragédia que atingiu essa mesma região, no início de 2017. Na ocasião, um incêndio florestal de grandes proporções causou a morte de 11 pessoas e deixou mais de 1 500 residências destruídas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.