Um incêndio causado por um curto-circuito elétrico no Chatuchak, um famoso mercado ao ar livre na Tailândia, matou cerca de mil animais e destruiu quase 100 lojas nesta terça-feira, 11. Diversos pássaros, cães, gatos, ratos e cobras que ficaram presos em suas gaiolas morreram queimados, informaram as autoridades.
Atualmente, o centro possui 27 seções, sendo quatro só para a venda dos animais, uma zona do mercado que está sujeita a inspeções regulares e é a parte mais controversa do local. O incêndio danificou a maior parte das 118 lojas de pet, área que cobre 1.400 metros quadrados. Segundo o escritório distrital de Chatuchak, o fogo começou de madrugada e foi extinto 30 minutos depois.
#THAILANDIA 🇹🇭 🔥
Enorme incendio scoppiato nella notte nel mercato di Chatuchak a Bangkok: in fiamme 118 negozi, soprattutto nella zona in cui vengono tenuti animali vivi.
Sono morti migliaia di animali: cani, gatti, uccelli… tutti bruciati vivi.pic.twitter.com/d4nBQxeChD
— Asiablog.it (@Asiablog_it) June 11, 2024
O local é amplamente criticado pelas condições precárias em que os animais vivem, com altas taxas de doenças e mortes. O incidente gerou novos apelos às autoridades para fecharem o centro de animais de estimações. Fotos publicadas na internet mostram jaulas queimadas e várias pessoas relataram que os animais sobreviventes estavam em péssimas condições.
O Mercado de Chatuchak é um dos maiores do Sudeste Asiático, sendo conhecidos pelos finais de semanas lotados, atraindo 200 mil turistas todos os sábados e domingos. A organização não governamental Wildlife Friends Foundation afirmou que o mercado é a “vergonha de Bangkok” por colocar animais “contrabandeados” a venda.
“É imoral, cruel, um perigo para a saúde e a segurança e completamente desnecessário”, disse o diretor da fundação, Edwin Wiek.