Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Imagem da semana: A cúpula do terror

O encontro de chefes do Hamas, da Jihad Islâmica e do Hezbollah em meio à guerra no Oriente Médio

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h13 - Publicado em 27 out 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As aparências enganam, é o que informa a foto ao lado, tirada em algum lugar de Beirute, no Líbano, na quarta-feira 25. Estão nela um dos chefes do Hamas e fundador do seu braço armado, Saleh al-Arouri (à esq.); Ziad al-Nakhalah, líder de outra facção da Faixa de Gaza, a Jihad Islâmica; e Hassan Nasrallah, cabeça da milícia libanesa Hezbollah. Do encontro saiu um comunicado anunciando que a aliança “alcançará a verdadeira vitória para a resistência” contra Israel. A mensagem é clara, em forma de ameaça. O trio evidencia o perigo de o Hezbollah entrar em cena com virulência, para além dos ataques diários já promovidos ao norte do estado judeu. Convém estar atento: o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais diz que o grupo é “o ator não estatal mais fortemente armado do mundo”. Os dois retratos de aiatolás, em cima da mesa com flores, embutem outro recado: o Irã está no jogo, como principal financiador dos grupos terroristas na região. De acordo com os Estados Unidos, Teerã treina e arma tanto o Hezbollah quanto o Hamas e a Jihad, em investimento da ordem de centenas de milhões de dólares por ano. O governo de Benjamin Netanyahu — que só errou antes da guerra, severamente criticado dentro de casa antes do confronto, e que não enxergou os ataques que se avizinhavam — tem pela frente uma travessia complicada: dizimar o Hamas, invadindo Gaza, pode não ser o suficiente para alcançar a paz diante das inúmeras células do terror incrustadas ao seu redor.

    Publicado em VEJA de 27 de outubro de 2023, edição nº 2865

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.