Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ilhas caribenhas e Flórida se preparam para o furacão Irma

O fenômeno ganhou força e se transformou em uma poderosa tempestade de categoria 4

Por Da redação
Atualizado em 5 set 2017, 15h18 - Publicado em 4 set 2017, 22h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O furacão Irma ganhou força e se transformou em uma poderosa tempestade de categoria 4 nesta segunda-feira. A Flórida e o território americano de Porto Rico declararam estado de emergência diante da aproximação do fenômeno, que agora avança para as ilhas do Caribe, aonde chegará entre terça e quarta-feira.

    “Irma é um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson (de 5). Espera-se que se fortaleça mais nas próximas 48 horas”, escreveu o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, em seu boletim das 21h (18h00 em Brasília).

    Na tarde de segunda-feira, o olho de Irma estava 790 km ao leste das Antilhas Menores e soprava com ventos máximos sustentados de 215 km/hora. Espera-se que o furacão passe sobre este grupo de ilhas entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, quando alcançará também Porto Rico.

    O NHC colocou sob advertência de furacão as ilhas antilhanas de Antígua, Barbuda, Anguilla, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, entre outras, e sob vigilância de furacão Porto Rico, as Ilhas Virgens e Guadalupe. A advertência indica que o furacão é iminente nas próximas 36 horas, enquanto a vigilância assinala que a sua chegada acontecerá em 48 horas.

    Estado de emergência

    Segundo a trajetória projetada pelo NHC, o olho de Irma pode passar na quinta e na sexta-feira ao norte da República Dominicana, Haiti e Cuba, e depois seguir diretamente sobre as Bahamas e o sul da Flórida no fim de semana. O NHC acrescentou que o fenômeno provocará um aumento de até três metros no nível normal do mar e chuvas de até 25 cm, além de ondas “grandes e destrutivas”.

    Continua após a publicidade

    Em uma ordem executiva, o governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em todos os 67 condados do Estado, a fim de liberar recursos para que as administrações locais e estatais estejam preparadas para a chegada desta “perigosa tempestade” no final da semana.

    “O furacão Irma é uma tempestade grande e que implica risco de morte, e a Flórida deve estar preparada”, escreveu o governador Rick Scott em um comunicado.”Na Flórida, sabemos que a melhor forma de proteger nossas famílias em condições climáticas graves é tendo um plano”, continuou, pedindo que a população revise suas provisões e busque abrigos próximos às suas casas.

    Em Porto Rico, o governador Ricardo Rosselló Nevares também decretou estado de emergência. Por precaução, também ativou a Guarda Nacional e anunciou a habilitação de abrigos para 62.000 pessoas, assim como a suspensão das aulas. Um porta-aviões americano, que conta com 30 helicópteros, foi mobilizado para ajudar em casos de emergência no território americano, anunciou o diretor da Divisão do Caribe da Agência Federal para o Manejo de Emergências (FEMA), Alejandro de la Campa.

    A ameaça do Irma chega poucos dias depois da passagem feroz do furacão Harvey sobre a costa sul dos Estados Unidos, no Texas e em Louisiana, onde deixou mais de 40 mortos e causou danos entre 30 bilhões e 100 bilhões de dólares.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.