Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Hamas rejeita condições para cessar-fogo e volta a atacar Israel

Grupo reivindicou autoria de disparo de foguete neste domingo; guerra já dura 10 meses

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 ago 2024, 06h44 - Publicado em 25 ago 2024, 18h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • KHAN YOUNIS, GAZA - OCTOBER 18: Palestinian emergency services and local citizens search for victims in buildings destroyed during Israeli air raids in the southern Gaza Strip on October 18, 2023 in Khan Yunis, Gaza. Gazans are evacuating to the south as advised by the Israeli government, ahead of an expected Israeli ground offensive. Israel has sealed off Gaza, leaving the entire population without fuel, water or aid, and launched sustained retaliatory air strikes, which have killed more than 2,000 people and some 400,000 displaced, after a large-scale attack by Hamas. On October 7, the Palestinian militant group Hamas launched a surprise attack on Israel from Gaza by land, sea, and air, killing over 1,300 people and wounding around 2,800. Israeli soldiers and civilians have also been taken hostage by Hamas and moved into Gaza. The attack prompted a declaration of war by Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu and the announcement of an emergency wartime government. (Photo by Ahmad Hasaballah/Getty Images)
    Palestinos em meio à destruição em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. 18/10/2024 - (Ahmad Hasaballah/Getty Images)

    O grupo extremista Hamas voltou a rejeitar neste domingo, 25, novas condições para um cessar-fogo na guerra contra Israel. O principal empecilho nas negociações é a presença israelense no chamado Corredor Philadelphi, uma estreita faixa de terra de 14,5 quilômetros ao longo da fronteira sul de Gaza com o Egito. A trégua é negociada há meses e intermediada por Estados Unidos, Egito e Catar. A nova recusa do Hamas esfria as chances de um acordo depois de mais de 10 meses de guerra. Os conflitos se iniciaram no dia 7 de outubro de 2023 depois de uma ofensiva de mais de 2 mil mísseis que vitimaram mais de 200 israelenses.

    “Não aceitaremos discussões sobre retrocessos em relação ao que foi acordado em 2 de julho ou novas condições”, disse Osama Hamdan, oficial do Hamas, à TV Al-Aqsa do grupo. O Hamas disse que Israel recuou no compromisso de retirar militares do Corredor Philadelphi e impôs novas condições, como a triagem dos palestinos deslocados quando eles retornarem ao norte do enclave.

    O Hamas não só rejeitou as novas condições para um cessar-fogo como voltou a atacar Israel. O grupo reivindicou um disparo de foguete no território de Tel Aviv neste domingo. A Defesa de Israel informou em nota que as sirenes de alerta foram acionadas por volta das 22h locais na cidade de Rishon LeZion, mas que o foguete caiu em uma área deserta.

    Em julho, a agência Reuters informou que o grupo tinha dado início a conversas com os Estados Unidos sobre a libertação de reféns israelenses, incluindo soldados e homens. Neste domingo, o oficial do grupo rechaçou que o acordo é iminente. O Hamas reitera a sua exigência de retirada total das tropas israelenses da Faixa de Gaza.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.