Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Itália decretará emergência por inundações em Veneza

Maré alta ter elevou o nível da água em quase 2 metros na famosa cidade histórica e turística

Por EFE
Atualizado em 14 nov 2019, 12h54 - Publicado em 14 nov 2019, 12h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma mulher carregando uma crianças nos braços na Preça de São Marcos, que está inundada, em Veneza - 12/11/2019 (Manuel Silvestri/Reuters)

    O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou que o Conselho de Ministros do país aprovará nesta quinta-feira, 14, o estado de emergência em Veneza, assim como as primeiras medidas de ajuda para os moradores, empresários e comerciantes da região.

    A cidade italiana registrou, na noite de terça-feira 12, uma histórica “acqua alta” (maré alta), com pico de quase dois metros de altura.

    O chefe de governo, que chegou ontem na cidade, anunciou também que no próximo dia 26 convocará um comitê interministerial, com a presença de autoridades locais, para discutir os “problemas estruturais de Veneza”. Conte lembrou que não apenas a maré alta impacta a região, mas também a passagem de grandes cruzeiros.

    Continua após a publicidade

    O premiê explicou que está sendo estudada uma primeira fase de auxílios, com indenização inicial de 5.000 euros aos moradores e até 20.000 euros para quem tem alguma atividade comercial na cidade.

    Além disso, o primeiro-ministro garantiu que os que tiveram “prejuízos mais consistentes” terão situação analisada por técnicos, para que seja pago o ressarcimento correto.

    Conte ainda confirmou que, em breve, será anunciado o nome do comissário que trabalhará na finalização da Mose, a gigantesca obra de engenharia que visa impedir os efeitos da maré alta em Veneza, que está com a construção atrasada. O sistema de barreiras submerso instalado para evitar que as marés vindas do Mar Adriático atinjam a cidade é cercada de polêmicas e acusações de corrupção.

    Na quarta-feira, foi registrada a maior inundação em Veneza desde 1966, com 80% da cidade sendo afetada e registro de água de 1,87 metro de altura.

    O Centro de Marés da cidade aponta que está mantido o alerta de altas para toda esta semana e que nesta sexta-feira, 15, a expectativa é de um pico de 1,45 metro.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.