Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governador da oposição é destituído na Venezuela

A coalizão opositora no país está em crise desde a derrota nas eleições regionais

Por Reuters
Atualizado em 4 jun 2024, 20h57 - Publicado em 26 out 2017, 18h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O recém-eleito governador da oposição no Estado de Zulia, no oeste da Venezuela, foi destituído de seu cargo nesta quinta-feira pelos deputados que integram o Conselho Legislativo local, de maioria chavista. Juan Pablo Guanipa foi o único dos quatro governadores da coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) eleitos no dia 15 de outubro que se recusou a ser empossado e prestar juramento diante da Assembleia Constituinte nacional, composta por aliados do presidente Nicolás Maduro.

    “Ele foi contra o poder da Constituinte e contra a Constituição porque sabia que a eleição foi convocada sob o manto protetor do nosso órgão”, afirmou a presidente da Constituinte e ex-chanceler do país, Delcy Rodríguez. Segundo a lei, os governadores devem ser empossados ante os conselhos legislativos regionais, mas, com a implementação da Assembleia Constituinte e a absorção de quase todos os poderes nacionais pelo órgão, tudo mudou.

    A Constituinte também aprovou nesta quinta a realização de uma nova eleição para o governo do estado de Zulia. Os constituintes debateram a possibilidade de realizar a repetição da eleição junto com o pleito para eleger novos prefeitos, também em dezembro. No entanto, as datas ainda não foram definidas.

    A MUD considera a Assembleia Constituinte, instaurada por Maduro desde agosto, ilegal. O organismo é formado só por membros governistas. A Constituinte já assumiu o poder do Palramento local e provocou uma série de protestos organizados pela população nos últimos meses.

    Crise da oposição

    A coalizão da oposição venezuelana, Unidade Democrática, que agrupa diversas dezenas de partidos anti-Maduro, sofreu uma derrota surpreendente neste mês nas eleições estaduais. Apesar das pesquisas de opinião indicarem que iria ganhar com maioria confortável por conta de uma ampla indignação popular com a brutal crise econômica da Venezuela, a MUD conquistou somente cinco estados, enquanto o Partido Socialista, de Maduro, ganhou 18.

    Líderes da oposição acusaram o governo de alterar os resultados e executar muitos outros truques sujos, como a mudança no último minuto de muitos centros de votação em áreas da oposição. Contudo, a abstenção dos eleitores da oposição também pode ter contribuído para os resultados.

    Em vantagem, o governo informou que somente governadores que reconhecessem a supremacia da Assembleia e realizassem seu juramento diante dos constituintes poderiam assumir seu cargos. Quatro governadores da oposição fizeram isto nesta semana, mas Guanipa disse que nunca iria “se ajoelhar perante a ditadura”.

    O ex-candidato presidencial venezuelano e líder da oposição Henrique Capriles anunciou na terça-feira que deixaria a MUD diante da decisão dos quatro políticos de se submeterem à Constituinte. Segundo ele, a decisão foi uma “traição”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.