O furacão Maria ganhou força nesta segunda-feira e chegou à categoria 5, a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson. Com ventos máximos de 260 km/h, a tempestade segue rumo à ilha de Dominica, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em ingês).
Em seu boletim da meia-noite (21h de Brasília), o NHC disse que o furacão Maria se move a 15 km/h e estava a 25 quilômetros a leste-sudeste de Dominica e a 70 quilômetros a nordeste de Martinica, ambas nas Pequenas Antilhas.
“O núcleo extremamente perigoso de Maria deve passar sobre a Dominica nas próximas uma ou duas horas”, diz o comunicado divulgado pelo centro. “É provável que Maria afete Porto Rico como um furacão extremamente perigoso.”
O Maria pode produzir “uma perigosa tempestade e ondas grandes e destrutivas”, as quais elevariam os níveis do mar entre 1,2 e 1,8 metro. Um aviso de furacão foi emitido para Porto Rico, Vieques e Culebra.
Embora o furacão esteja seguindo uma trajetória semelhante a do furacão Irma, que atingiu o Caribe e a Flórida – além de Geórgia e Carolina do Sul –, ainda é muito cedo para prever se ele chegará à costa americana.
(com agências internacionais)