A França anunciou nesta sexta-feira, 24, os três primeiros casos confirmados da nova mutação do coronavírus (2019-nCoV) no país, com dois pacientes sendo hospitalizados em Paris e outro na cidade de Bordeaux.
O paciente de Bordeaux é um homem de 48 anos que viajou para a cidade de Wuhan, epicentro do surto do 2019-nCoV, e retornou à França no dia 22 de janeiro. “Ele está internado desde ontem em um quarto isolado e passa bem”, disse a ministra da Saúde, Agnès Buzyn, pela tarde. Buzyn disse que ainda “não sabe a história do [primeiro] paciente de Paris”.
O segundo caso na capital francesa foi reportado pelo ministério da Saúde apenas pela noite e envolve “um parente próximo de um dos casos, que já estava sob investigação”. O ministério também afirmou que, assim como no caso em Bordeaux, os dois pacientes em Paris estiveram recentemente na China.
Com os três casos na França, sobe para 19 os enfermos fora da China, onde surgiu o coronavírus. Houve confirmações nos Estados Unidos, Tailândia, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura e Vietnã. Há um caso suspeito no Nepal. Na região de Wuhan, o epicentro da epidemia, 897 pessoas foram contaminadas, das quais 26 morreram.
(Com Reuters)