Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Forças iraquianas tomam controle de ponte estratégica em Mossul

Ofensiva para recuperar a cidade do grupo Estado Islâmico chega ao nono dia

Por Da redação
Atualizado em 27 fev 2017, 12h19 - Publicado em 27 fev 2017, 12h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As forças iraquianas chegaram nesta segunda-feira a uma ponte estratégica sobre o rio Tigre em Mossul, no nono dia da ofensiva para recuperar a zona oeste da cidade do grupo Estado Islâmico (EI). As tropas chegaram ao acesso oeste, parcialmente destruído por bombardeios, afirmou à AFP o general Yahya Rasool, porta-voz do comando militar. “Isto significa que a ponte está sob nosso controle dos dois lados”, completou.

    As forças iraquianas conquistaram no fim de janeiro a parte leste de Mossul, três meses depois do início de uma ampla ofensiva para reconquistar o último reduto do EI no Iraque. Esta “quarta ponte”, como é chamada, é a mais ao sul das cinco que atravessam o rio Tigre. As construções foram todas atingidas por ataques e são praticamente inutilizáveis.

    “As unidades de engenharia poderão habilitar uma ponte para que possamos atravessar com material e munições” afirmou no domingo o coronel Falah al-Wabdan, das Forças de Intervenção Rápida do ministério do Interior.

    Continua após a publicidade

    Cerco a Mossul – Depois controlar os arredores de Mossul, as forças de elite iraquianas precisaram de mais de dois meses para reconquistar, no final de janeiro, a parte leste de Mosul. A parte ocidental é menor que a oriental, mas está mais densamente povoada e é nesta área onde se encontram alguns dos redutos dos extremistas. Segundo a ONG Save the Children, cerca de 350.000 crianças se encontram na parte oeste da cidade.

    A conquista de Mossul significaria o fim da presença no Iraque de EI como força implantada no território. O primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, afirmou no final de dezembro que seriam necessários três meses para expulsar o EI do país. Na vizinha Síria, o EI defende com unhas e dentes o seu reduto de Raqa, assim como a cidade vizinha de Al Bab, perto da fronteira turca.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.