Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-líder do Kosovo se declara inocente em julgamento por crimes de guerra

Hashim Thaci e outras três autoridades foram indiciadas por ataques contra grupos de etnia sérvia durante a guerra no Kosovo, de 1998 a 1999

Por Da Redação
3 abr 2023, 10h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Former Kosovo president Hashim Thaci (L) sits in court, near former KLA figure Rexhep Selimi (rear), as he appears on charges of war crimes before the Kosovo Tribunal in The Hague on April 3, 2023. - Former Kosovo president Hashim Thaci goes on trial at a Hague war crimes tribunal on April 3, accused of a bloody campaign of murder and torture in the 1998-1999 independence war with Serbia. The one-time guerrilla hero, who denies the charges, allegedly targeted perceived enemies of the ethnic Albanian Kosovo Liberation Army (KLA), including Serbs and Roma, as the rebels sought to seize power. (Photo by Koen van Weel / ANP / AFP) / Netherlands OUT
    O ex-presidente do Kosovo Hashim Thaci responde a acusações de crimes de guerra perante o Tribunal do Kosovo em Haia. 03/04/2023 - (Koen van Weel / ANP/AFP)

    O ex-presidente do Kosovo, Hashim Thaci, se declarou inocente das dez acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade em um julgamento nesta segunda-feira, 3. Thaci e três co-réus são acusados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de matar quase 100 pessoas.

    Os suspeitos também são investigados por uma série de desaparecimentos durante a guerra de independência de Kosovo contra a Sérvia, entre 1998 e 1999, na qual mais de 10 mil pessoas morreram.

    O ex-presidente julgado em Haia é considerado, contudo, um herói para o povo do Kosovo pela sua postura de liderança durante o conflito. Thaci foi co-fundador do de um grupo que luta pela independência, o Exército de Libertação do Kosovo (KLA), que nasceu no início dos anos 1990 como um grupo militante da Albânia (então província da Sérvia), e durante a guerra foi acusado de ter realizado ataques à minoria étnica sérvia da região.

    Em 2008, Kosovo declarou sua independência e Thaci se tornou seu primeiro líder, como primeiro-ministro, para depois assumir a presidência. Em 2020, renunciou ao cargo de presidente para enfrentar seu julgamento em Haia, no tribunal especializado Kosovo Specialist Chambers.

    + Sérvia põe tropas em alerta máximo após aumento da tensão em Kosovo

    De acordo com o tribunal, os ataques a sérvios – como detenções arbitrárias e execuções sumárias – aconteceram em mais de 100 locais no Kosovo e no norte da Albânia. Vítimas do grupo e ativistas de direitos humanos esperam que o julgamento revele o que aconteceu com alguns dos milhares de desaparecidos.

    O julgamento começou com as declarações iniciais da promotoria. Os juízes também ouvirão advogados de defesa e um representante do conselho de vítimas da guerra de Kosovo. Além de Thaci, também estão sendo julgados Kadri Veseli, ex-presidente do parlamento de Kosovo, Jakup Krasniqi, ex-porta-voz do KLA, e Rexhep Selimi, ex-comandante do KLA.

    Todos os quatro co-réus negam as acusações. “Entendo a acusação e sou totalmente inocente”, disse Thaci no julgamento.

    O Kosovo Specialist Chambers já fez outro julgamento dos crimes de guerra ocorridos no conflito, condenando o comandante do KLA Salih Mustafa, responsável por uma prisão onde ocorreram torturas, a 26 anos de prisão. Ele está apelando da decisão do tribunal.

    Continua após a publicidade

    Entre 2007 e 2012, o ex-primeiro-ministro do Kosovo, Ramush Haradinaj, também foi julgado duas vezes e absolvido no TPI.

    + Putin pode acabar na prisão após mandado do tribunal de Haia?

    O movimento de independência em Kosovo começou em 1989, após a decisão do então presidente sérvio, Slobodan Milosevic, de despojar a província de seu status de governo autônomo. Os conflitos resultaram em uma guerra de grande escala em 1998, que só terminou depois que ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra a Sérvia afugentou suas forças da província.

    Em 2008, Kosovo declarou sua independência unilateralmente e, apesar de ter o status reconhecido por 99 dos 193 estados membros das Nações Unidas, a Sérvia não o considera o território como um país independente até hoje.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.