O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, contratou um advogado que trabalhou no caso Watergate para tratar as petições do investigador especial sobre a suspeita de conluio com a Rússia na campanha às eleições presidenciais de 2016. “O vice-presidente contratou Richard Cullen do (escritório) McGuire Woods para assisti-lo em responder às perguntas do investigador especial” Robert Mueller, reportou o diretor de comunicações de Pence, Jared Agen, em um comunicado.
“O vice-presidente está totalmente focado em seus deveres e em promover a agenda do presidente e espera com interesse a rápida conclusão deste assunto”, acrescentou Agen.
O anúncio de Pence é feito depois de várias semanas de deliberações, analisando vários candidatos, disse um funcionário do governo, que esclareceu que não se usará dinheiro dos contribuintes. A decisão final de contratar Cullen foi tomada no começo da semana.
Cullen foi procurador federal do distrito leste de Virgínia e tem experiência no escândalo de tráfico de armas americanas para o Irã nos anos 80 (que ficou conhecido como Irã-Contras), no Watergate e na recontagem de votos do ano 2000 na Flórida.
A iniciativa de Pence se segue à decisão do presidente Donald Trump de contratar o assessor externo Marc Kasowitz e poderia indicar que a investigação está entrando em uma nova fase. Em meio a informes de que Mueller também está investigando se Trump tentou obstruir a Justiça, espera-se que vários assessores da Casa Branca sejam contatados por sua equipe e estejam preparando sua defesa.
(Com AFP)