Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

EUA indiciam 13 cidadãos russos por interferência em eleição

Em conluio com entidades russas, os 13 são acusados de se passarem por americanos e de influenciarem processos políticos desde 2014

Por Da redação
16 fev 2018, 19h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vladimir Putin, presidente da Russia (Presidential Press Service/Reuters)

    Um tribunal federal dos Estados Unidos indiciou 13 cidadãos russos e três entidades russas acusados de interferir nas eleições e processos políticos americanos, informou o gabinete do procurador especial Robert Mueller nesta sexta-feira.

    Em um documento de 37 páginas elaborado pelo tribunal, o governo dos Estados Unidos afirma que entidades russas começaram a interferir nos processos políticos do país, incluindo a eleição presidencial de 2016, em 2014.

    Alguns dos acusados passaram-se por cidadãos americanos, por vezes roubando identidades já existentes, para se comunicar com membros da campanha de Donald Trump e influenciar o processo político americano.

    Ainda segundo o tribunal, os indivíduos e entidades usavam as redes sociais de forma ilegal para propagar notícias falsas e causar discórdia política no país. Em alguns casos, as ferramentas foram usadas para apoiar a candidatura presidencial de Donald Trump e depreciar sua oponente, a democrata Hillary Clinton.

    Além das acusações de interferência, três dos acusados foram indiciados por conspiração para cometer fraudes bancárias e cinco por roubo de identidade.

    O vice-procurador-geral Rod Rosenstein deve anunciar ainda nesta sexta-feira mais detalhes sobre os acusados e os crimes cometidos, segundo a emissora CNN.

    Continua após a publicidade

    O indiciamento é a primeira acusação formal de interferência nas eleições de 2016 feita pelo procurador Robert Mueller. Mueller foi escolhido pelo Departamento de Justiça americano em maio de 2017 para conduzir a investigação sobre o caso e sobre indícios de conluio entre a equipe de campanha de Trump e oficiais russos.

    (Com Reuters)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.