Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

EUA: 17 estados processam governo por restrição a estudantes estrangeiros

Donald Trump anunciou intenção de deportar alunos internacionais que estiverem matriculados em cursos que forem ministrados integralmente à distância

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 jul 2020, 13h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ao menos 17 estados americanos abriram um processo contra a administração de Donald Trump nesta segunda-feira, 13, depois que o presidente anunciou sua intenção de deportar estudantes estrangeiros que estiverem matriculados em cursos que forem ministrados integralmente à distância.

    A adoção de aulas on-line é uma medida preventiva para impedir a disseminação do coronavírus. Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia, com mais de 3,3 milhões de casos.

    Na ação, protocolada no Tribunal Distrital de Boston, os estados afirmam que a medida foi politicamente motivada e pretende pressionar as universidades a realizar aulas presenciais. “O governo Trump nem tentou explicar a base para essa regra sem sentido, que obriga as escolas a escolher entre manter seus estudantes internacionais matriculados e proteger a saúde e a segurança”, diz o processo.

    Além de 17 estados, também assina a ação de Distrito de Columbia, onde está a capital Washington DC. Esta não é a primeira ação legal contra a decisão anunciada por Trump no início de julho. Na semana passada, o estado da Califórnia entrou com seu próprio processo, depois da Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) também darem entrada ao seu próprio recurso.

    A decisão do governo americano envolve os titulares de vistos F e M. Estudantes com visto M não poderão continuar nos Estados Unidos nem se a instituição em que estão matriculados estiver oferecendo aulas “híbridas”, tanto presencial quanto online. Em contrapartida, os estudantes com visto F têm o direito de permanecer no país nesse caso.

    Continua após a publicidade

    Estudantes estrangeiros normalmente não têm o direito de permanecer nos Estados Unidos se estivessem matriculados em um curso integralmente online. As autoridades haviam estabelecido isenções à regra durante o segundo e o terceiro trimestre de 2020 em virtude da pandemia da Covid-19.

    Como estão no hemisfério norte, as instituições de ensino nos Estados Unidos estão entrando no início das férias de verão. O próximo ano letivo deve se iniciar entre o final de agosto e o início de setembro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.