A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira, o projeto de revogação da emblemática lei de saúde de Barack Obama conhecida como Obamacare. Apesar da votação apertada, foi uma importante vitória para Donald Trump.
Essa foi a segunda tentativa dos líderes republicanos para aprovar a substituição do Obamacare, A primeira investida, no final de março, falhou por falta de apoio da própria base governista.
Após a derrota, a Casa Branca e os líderes republicanos negociaram com as alas moderada e conservadora do partido para elaborar um texto mais aceitável para a maioria. Depois de várias semanas de ajustes para tentar alinhar o maior número possível de legisladores republicanos, o pleito teve uma margem estreita – dos 238 deputados republicanos, 217, apenas um a mais do que o necessário para passar a proposta, votaram a favor.
A minoria democrata da Câmara, formada por 193 deputados, se opôs totalmente ao projeto, que agora segue para debate no Senado.
Revés temporário
O plano de reforma do sistema de saúde de Trump sofreu um grande revés no dia 24 de março, quando a oposição dentro do seu próprio Partido Republicano forçou o adiamento da votação.
Trump reagiu dando um ultimato aos legisladores republicanos, reunidos no Capitólio, para que aprovassem a derrogação e a substituição do Obamacare de qualquer modo.”O desastroso Obamacare provocou mais custos e menos opções. Isto só vai piorar! Devemos derrogá-lo e substituí-lo. Aprovem a lei!”, escreveu Trump no Twitter oficial da Casa Branca na ocasião.
(com AFP)