Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Espanha convoca embaixadora na Argentina após fala de Milei

Em encontro com representantes da extrema direita, em Madri, presidente argentino disse que primeira dama espanhola era corrupta e abriu crise diplomática

Por Ricardo Ferraz 19 Maio 2024, 22h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Javier Milei
    Javier Milei, presidente da Argentina. - (Tomas Cuesta/Getty Images)

    O governo da Espanha convocou sua embaixadora em Buenos Aires para prestar esclarecimentos, depois que o presidente da Argentina, Javier Milei, fez duras críticas ao seu homólogo, Pedro Sanchez, durante um evento da extrema direita em Madri. Na linguagem diplomática, o ato é visto como demonstração drástica de profundo desagrado.

    Durante o encontro organizado pelo partido radical Vox, Milei disse que a primeira dama espanhola, Begoña Gomes, era “corrupta”. Sem citar o nome da esposa de Sanchez, o mandatário portenho partiu para o ataque:”As elites globais não percebem o quão destrutivo pode ser implementar as ideias do socialismo, mesmo quando a mulher for corrupta, sujar-se e tirar cinco dias para pensar sobre isso”,  afirmou no encontro.

    O palácio  La Moncloa exigiu que o mandatário argentino se desculpasse pelas acusações, o que a Casa Rosada já sinalizou que não irá fazer.

    O Ministro das Relações Exteriores  da Espanha, José Manuel Albarez, chegou a dizer que tomará todas as medidas oportunas “em defesa da soberania e dignidade”, sem, no entanto, especificar o que mais poderá ser feito, além da convocação da diplomata.

    Continua após a publicidade

    O momento é visto pelo governo espanhol como “o mais grave entre os dois países na história recente”, mas os partidos de oposição ao governo socialista PP e Vox não se apressaram em dar apoio ao presidente espanhol. Recentemente, Pedro Sanchez, ameaçou deixar o governo depois que surgiram denúncias contra sua esposa por tráfico de influência.

    As acusações, no entanto, se baseiam em informações publicadas, desde o fim de 2022, por canais na internet de direita e há forte suspeita de que se tratem de uma campanha de difamação baseada em fake news.

     

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.