Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Equipe de campanha de Trump processa New York Times por difamação

Jornal tem sido criticado regularmente pelo presidente norte-americano desde o início de sua primeira campanha, em 2015

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 19h28 - Publicado em 27 fev 2020, 03h42

A equipe de campanha de Donald Trump processou o New York Times por difamação nesta quarta-feira, 26. O motivo foi uma coluna de opinião publicada há quase um ano que mencionava um acordo entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o então candidato republicano durante a corrida pela vitória nas eleições presidenciais em 2016.

É a primeira vez que Trump ou sua equipe processam o grupo de imprensa, criticado regularmente pelo republicano desde o início de sua primeira campanha presidencial, em 2015.

A organização “Donald J. Trump for President” reivindica indenização por danos em “milhões” de dólares, de acordo com o documento apresentado nesta quarta perante um tribunal do estado de Nova York.

O presidente dos EUA se queixa à justiça de uma coluna de opinião de Max Frankel, ex-diretor executivo do jornal entre 1986 e 1994, intitulado “O verdadeiro quid pro quo de Trump com a Rússia”, referindo-se à expressão em latim que significa contrapartida.

“Não havia necessidade de conluio eleitoral detalhado entre a equipe de campanha de Trump e a oligarquia de Vladimir Putin porque eles tinham um acordo global: a ajuda foi concedida na campanha contra Hillary Clinton pelo quo de uma nova política externa pró-Rússia”, escreveu o jornalista em sua coluna em 27 de março de 2019.

Continua após a publicidade

“Quando publicou esses comentários, o Times sabia muito bem que eles não eram verdadeiros”, escreveu a equipe de campanha em um documento assinado por seu advogado, Charles Harder, sem especificar que a coluna aparecia na seção de opinião do jornal.

“Mas o Times publicou de qualquer maneira, sabendo que eles eram falsos e que enganariam seus próprios leitores”, acrescentou.

A decisão de publicar a coluna foi tomada “devido à extrema orientação do Times e sua animosidade contra a equipe de campanha de Trump”, mas também para “influenciar a eleição presidencial em novembro de 2020”, disse ainda.

Continua após a publicidade

“A equipe de Trump foi à justiça para punir um colunista por ter uma opinião que eles consideram inaceitável”, respondeu uma porta-voz do New York Times em comunicado enviado à AFP.

“Felizmente, a lei protege o direito dos americanos de expressar julgamentos e conclusões, principalmente quando se trata de fatos importantes para a opinião pública”, afirmou.

“Trump chamou a imprensa de ‘inimigo do povo'”, escreveu o senador e pré-candidato democrata à presidência, Bernie Sanders, no Twitter. “E hoje, atraindo seus amigos ditadores ao redor do mundo, ele tenta atacar a liberdade de imprensa”, acrescentou Sanders, dizendo que vai derrotar Trump “em novembro”.

(com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.