Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Encontro de Trump com May terá foco em Otan, Rússia e comércio

O presidente dos Estados Unidos e a primeira-ministra do Reino Unido se reunirão nesta sexta-feira

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h21 - Publicado em 27 jan 2017, 11h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que compartilham um laço incomum por serem produtos de reações antissistema, irão se reunir nesta sexta-feira para o que pode ser uma difícil busca de unidade em questões como Otan, Rússia e comércio.

    O encontro será o primeiro de Trump com um líder estrangeiro desde que tomou posse, há uma semana, e pode ter grande peso para determinar a relevância que o presidente americana dará à tradicional “relação especial” entre Estados Unidos e Reino Unido.

    Trump se elegeu com uma plataforma anti-Washington, e May chegou ao poder em julho depois do referendo que decidiu pela separação britânica da União Europeia, o chamado Brexit. A conversa irá terminar com uma coletiva de imprensa conjunta na Casa Branca.

    Trump já declarou que a Otan está obsoleta e expressou o desejo de um relacionamento mais amigável com a Rússia. May considera a aliança transatlântica essencial, e demonstra ceticismo em relação ao presidente russo, Vladimir Putin.

    Continua após a publicidade

    May e Trump querem começar a trabalhar em um acordo comercial bilateral, que proporcionaria à premiê uma prova de estabilidade em meio à convulsão do Brexit e apoiaria a crença de Trump de que consegue negociar pactos comerciais pessoalmente com suas contrapartes.

    “Ambos precisam que isso seja um sucesso”, disse Heather Conley, especialista em Europa do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. Trump, disse a especialista à agência de notícias Reuters, “precisa demonstrar que tem domínio dos temas”, enquanto May “precisa ouvir mensagens fortes de apoio à sua visão de um Reino Unido que trabalha para todos, um Reino Unido global”.

    Em um discurso a parlamentares republicanos reunidos na Filadélfia na quinta-feira, May deu a entender que vê a necessidade de algumas reformas na Otan e de alguns países darem mais dinheiro para financiar a entidade, a principal queixa do líder americano a respeito da Otan.

    “O papel de liderança dos Estados Unidos na Otan –com apoio do Reino Unido– deve ser o elemento central ao redor do qual a aliança se sustenta”, disse a premiê.

    Continua após a publicidade

    Mas ela também afirmou que as nações da UE “devem mostrar a que vieram” para fazer com que a Otan continue sendo a pedra angular da defesa ocidental.

    Trump e May tampouco parecem em sintonia sobre a maneira de lidar com a Rússia. Em seu discurso, a premiê britânica disse que os líderes ocidentais deveriam “se engajar, mas se precaver” contra Putin e não aceitar sua alegação de que agora o leste europeu está sob sua esfera de influência.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.