A jovem sueca Greta Thunberg, de 18 anos, liderou milhares de manifestantes nas ruas de Glasgow, na Escócia, nesta sexta (5), onde acontece a Conferência para o Clima da ONU, a COP26.
O protesto faz parte do movimento Sextas-feiras pelo Futuro, criado por Greta, que tem como objetivo pressionar líderes mundiais a agir para conter as mudanças climáticas.
Reunidos na George Square, ponto central de Glasgow, os jovens participaram de um comício, que contou com discursos de Thunberg e outros ativistas ambientais.
“Não é segredo que a COP26 é um fracasso”, disse Thunberg, acrescentando que a conferência se tornou um “festival de marketing verde” para os países ricos”
“Foram décadas de blá-blá-blá e onde isso nos levou?”, questionou.
O movimento Sextas pelo Futuro tem a participação de jovens do mundo inteiro, que se inspiraram em protestos silenciosos feitos por Thunberg em frente ao Parlamento da Suécia, em 2018.
Sua ação causou sensação global e motivou uma nova geração de ativistas climáticos.
Dentro do local da conferência, a meta dos negociadores nesta sexta era fazer com que os países organizassem metas mais ousadas para reduzir as emissões de carbono.
O objetivo, até aqui, é manter o aqucimento médio global a no máximo 1,5ºC em comparação com os níveis pré-industriais.
Os climatologistas garantem este é um ponto de inflexão, porque além dele, o mundo enfrentará eventos climáticos muito mais extremos.
Ao longo da semana, vários governos se comprometeram a eliminar o carvão, cortar sua produção de metano ou reduzir o desmatamento.
Greta Thunberg discursa em Glasgow