O México, que há dezessete anos não exigia visto para a entrada de brasileiros, vai suspender o acordo diplomático temporariamente. O Departamento de Relações Exteriores mexicano disse que a mudança ocorreu após um aumento no número de brasileiros que viajam para o país com a intenção de chegar aos Estados Unidos.
Embora tenha sido anunciada em outubro, a medida só foi oficializada nesta sexta. “Esta decisão foi tomada devido ao aumento dos fluxos irregulares e ao lamentável fato de grupos criminosos lucrarem com o interesse dos cidadãos brasileiros em migrar irregularmente para os Estados Unidos, enganando-os”, disse o departamento em nota.
A medida será aplicada a partir de 11 de dezembro, mas não afetará os brasileiros que já possuem vistos de viagem válidos para os Estados Unidos, Europa, Japão e Canadá. Migrantes, principalmente da América Central, Haiti e Cuba, costumam cruzar o México para chegar à fronteira com os EUA. O México tem ajudado amplamente o governo americano a reduzir o fluxo.