Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Em crise por causa dos protestos, Peru fecha acesso a Machu Picchu

Manifestações que pedem a renúncia da presidente Dina Boluarte já deixaram ao menos 50 mortos no país

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 jan 2023, 15h34 - Publicado em 21 jan 2023, 15h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Demonstrators clash with riot police at the Añashuayco bridge in Arequipa, Peru, during a protest against the government of President Dina Boluarte and to demand her resignation on January 19, 2023. - After weeks of unrest, thousands of protesters were expected to descend on Peru's capital Lima, defying a state of emergency to express their anger with President Dina Boluarte, who called on the demonstrators to gather "peacefully and calmly". The South American country has been rocked by over five weeks of deadly protests since the ouster and arrest of her predecessor Pedro Castillo in early December. (Photo by Diego Ramos / AFP)
    Manifestantes entram em confronto com a tropa de choque na ponte Añashuayco em Arequipa, Peru, durante um protesto contra o governo da presidente Dina Boluarte e para exigir sua renúncia. 19/01/2023 - (Diego Ramos/AFP)

    O Peru vive uma das suas maiores crises políticas da história recente, com uma onda de protestos pela renúncia da presidente Dina Boluarte, que que já deixou ao menos 50 mortos.

    Neste sábado, o governo anunciou a suspensão por tempo indeterminado do acesso à cidade Inca de Machu Picchu, um dos principais destinos turísticos do país latino. A informação foi confirmada pela agência de notícias francesa AFP.

    Na sexta, a gestão de Boluarte ordenou o fechamento dos aeroportos de Cusco e Arequipa. Na quinta, um protesto em Lima terminou com um incêndio de grandes proporções a um casarão colonial no centro da capital peruana.

    Os protestos se estendem pelas regiões rurais, onde foram registrados os maiores confrontos com a polícia, que terminaram em mortes de manifestantes, elevando a pressão sobre o governo.

    A turbulência política no Peru começou no fim do ano passado, depois que o então presidente Pedro Castillo, alvo de seguidos protestos no país, foi destituído pelo Parlamento em 7 de dezembro após tentar um autogolpe e tentar fechar o Congresso e convocar uma nova Assembleia Constituinte. O plano não prosperou e ele acabou preso.

    Continua após a publicidade

    Boluarte, então, assumiu e manifestantes de regiões rurais saíram em protesto pelo país contra a nova administração, com pedidos de novas eleições.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.