Em comício, Trump mira sua nova rival, Kamala: ‘Destruirá nosso país’
Republicano afirmou que tudo que democrata 'toca se transforma em um desastre total'
Em seu primeiro comício após a desistência de Joe Biden na corrida à Casa Branca, Donald Trump mirou aquela que deve ser sua nova rival na disputa, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. O republicano afirmou que a democrata “destruirá nosso país se for eleita” e ainda utilizou seu famoso bordão do programa The Apprentice, declarando que os americanos dirão “você está demitida!” a ela nas eleições de novembro.
“Quando Kamala Harris foi enviada para a Europa para impedir a Rússia — que piada —, de atacar a Ucrânia, o que aconteceu?”, afirmou Trump. “A Rússia respondeu com a invasão apenas cinco dias depois que ela foi embora, Putin riu dela como se ela não fosse nada. Ela não é nada… ela é tão ruim para nós, tudo que Kamala toca se transforma em um desastre total.”
“Ela destruiu São Francisco com suas políticas”, continuou, citando a cidade em que Kamala atuou como procuradora-geral. “Veja, São Francisco, vinte anos atrás, era a melhor cidade do nosso país. Hoje, não é uma cidade habitável. Ela destruirá nosso país se for eleita. Então não vamos deixar ela se eleger. Não podemos deixar isso acontecer.”
“Em novembro, o povo americano vai dizer a ela, não, obrigada, Kamala, você fez um trabalho terrível”, seguiu Trump. “Você foi terrível em tudo… Não queremos você aqui. Não queremos você em lugar nenhum, Kamala, você está demitida. Saia daqui, você está demitida!”
O evento onde Trump discursou acontece em Charlotte, na Carolina do Norte, estado importante e o ex-presidente venceu por 1,5 ponto percentual contra Biden em 2020.
Nova rival
Kamala já conquistou o número mínimo de delegados para ser candidata pelo Partido Democrata. Desde a desistência de Biden, Trump intensificou suas críticas a Kamala, afirmando que a vice-presidente será “mais fácil” de derrotar e é “a mesma coisa que Biden, mas muito mais radical”.
Em um movimento incomum, o ex-presidente falou com repórteres em uma teleconferência nesta terça-feira, 23, sobre os planos para sua campanha. Trump afirmou que está disposto a debater com Kamala “mais de uma vez” e que a possível candidata democrata era parcialmente responsável por um fluxo recorde de entrada de imigrantes nos Estados Unidos.
“Ela é uma pessoa de esquerda radical, e este país não quer que uma pessoa de esquerda radical o destrua”, disse Trump na ligação. “Ela quer fronteiras abertas. Ela quer coisas que ninguém quer.”
Em uma pesquisa divulgada pela agência de notícias Reuters e pelo Instituto Ipsos na terça-feira, Kamala lidera as intenções de voto, com 44%, contra 42% de Trump.
Também nesta quarta-feira, Biden discursará na Casa Branca em sua primeira aparição pública após abandonar a candidatura à reeleição para explicar os motivos de sua decisão.