Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

ELN liberta jornalistas holandeses sequestrados na Colômbia

A guerrilha não afirmou em que área os libertou nem a quem os entregou

Por Da redação
Atualizado em 23 jun 2017, 18h40 - Publicado em 23 jun 2017, 18h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A guerrilha do Exército da Libertação Nacional (ELN), que atualmente negocia a paz com o governo de Bogotá, anunciou nesta sexta-feira a libertação de dois jornalistas holandeses que foram sequestrados no noroeste do país, na segunda-feira. Pelo Twitter, o grupo assegurou que os jornalistas estão  em “perfeitas condições”.

    “Informamos que os dois estrangeiros capturados pelo ELN em Catatumbo (departamento Norte de Santander, fronteira com a Venezuela) já foram libertados em perfeitas condições”, indicou o grupo rebelde em seu Twitter.

    Sequestro

    O ELN, última guerrilha ativa do país, admitiu na véspera que estava com Derk Johannes Bolt, de 62 anos, e Eugenio Ernest Marie Follender, de 58 anos, sequestrados no início da semana no município de El Tarra, no Norte de Santander. Os repórteres trabalham para o programa Spoorloos, que ajuda holandeses adotados a encontrar suas famílias biológicas em todo mundo. Seu site afirma que, desde seu lançamento em 1990, receberam mais de mil pedidos de ajuda por ano.

    Continua após a publicidade

    A guerrilha, que iniciou em fevereiro os diálogos de paz com o governo de Juan Manuel Santos em Quito, não afirmou em que área os libertou, nem a quem os entregou.

    O governador do Norte de Santander, William Villamizar, informou na quinta-feira que uma comissão humanitária fazia a gestão da libertação na zona de El Tarra. Após a ação, o chefe negociador do governo com esta guerrilha, Juan Camilo Restrepo, advertiu que o sequestro dos comunicadores “dificulta” as negociações com o ELN, com as quais buscam acabar com o conflito armado de mais de meio século, e que já deixou 260.000 mortos e 60.000 desaparecidos.

    Continua após a publicidade

    Com o diálogo com o ELN, realizados em meio à conflagração, o governo de Juan Manuel Santos busca a “paz completa” após a assinatura em novembro de um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

    Os holandeses foram sequestrados na mesma zona que, em maio de 2016, capturaram a jornalista colombiana-espanhola Salud Hernández e dois profissionais colombianos da emissora de televisão RCN.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.