Após a divulgação dos dados de abril que mostram a queda do desmatamento na Amazônia, o ator Leonardo DiCaprio, conhecido por seu engajamento com causas ambientais, teceu elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto aproveitou para criticar o ex-mandatário Jair Bolsonaro.
De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os alertas de desflorestamento na região diminuíram em 67,9% em comparação com o mesmo período de 2022.
“Muitos estão dando algum crédito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois ele começou a restabelecer políticas para proteger a Amazônia e os direitos indígenas após assumir o cargo”, diz o texto publicado pelo ator.
Logo em seguida, diz que “o presidente anterior Jair Bolsonaro as enfraqueceu e o desmatamento atingiu seu nível mais alto em 15 anos sob sua administração”.
Esta não é a primeira vez que o astro americano elogia Lula e critica Bolsonaro. Em maio, ele também elogiou o governo brasileiro pela demarcação de seis terras indígenas, afirmando que o “governo anterior” havia paralisado as demarcações e violado os direitos dos povos indígenas.