Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Depois de golpe na Apex, chanceler demite seu presidente

Veterano na área de Promoção Comercial, embaixador Mario Vilalva reage a alteração no estatuto da entidade e acusa chanceler de ser desleal

Por Da redação
Atualizado em 9 abr 2019, 18h06 - Publicado em 9 abr 2019, 17h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou nesta terça-feira, 9, a exoneração do presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), embaixador Mario Vilalva. A demissão ocorre um dia depois de o diplomata ter  denunciado que sofrera um “golpe” de Araújo e de acusá-lo de deslealdade.

    Nesta segunda-feira 8, Vilalva reagiu à confirmação de que Araújo alterara o estatuto da Apex por decreto, tirando atribuições da presidência da entidade e as repassando a dois de seus aliados no órgão: a diretora de Negócios, Letícia Catelani, e o diretor de Gestão Corporativa, Márcio Coimbra. Veterano na área de Promoção Comercial, o embaixador não havia sido consultado sobre as mudanças na agência que dirige.

    “(Eu recebi) com muita surpresa e muita decepção (a mudança no estatuto). Eu não esperava isso de um colega (Araújo) ao qual eu fui leal o tempo todo”, afirmou Vilalva, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

    “O mais grave foi o fato de que as mudanças foram feitas sem o presidente da Apex saber e que elas foram escondidas em documento guardado em cartório, o que demonstra jogada ardilosa e de má-fé”, completou o diplomata. Ao jornal O Estado de S. Paulo, Vivalva classificou a ação de Araújo como um “golpe”.

    Continua após a publicidade

    Em nota, o Itamaraty afirmou que a decisão de exonerar Vilalva foi tomada “como parte do processo de dinamização e modernização do sistema de promoção comercial brasileiro”. Vivalva, porém, havia sido convidado para o posto pelo próprio Ernesto Araújo e era o único embaixador veterano de sua equipe.

    “O Ministro das Relações Exteriores agradece a colaboração que o embaixador Mario Vilalva prestou à frente daquela Agência nos meses iniciais da atual gestão”, diz o comunicado.

    Continua após a publicidade

    Vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, a Apex promove o comércio de produtos e de serviços brasileiros no exterior e atrai investimentos estrangeiros. Vilalva substituiu Alex Carneiro, demitido em janeiro por inexperiência na área e falhas consideradas graves no seu currículo, como não falar inglês.

    O estatuto da Apex foi alterado em diversos pontos para enfraquecer o poder do presidente e fortalecer os diretores Letícia Catelani e Márcio Coimbra, que não fazem parte da carreira diplomática, mas são alinhados ao pensamento de Araújo.

    As alterações impedem, por exemplo, que a presidência da Apex demita diretores. Mas permitem a Catelani e Coimbra a convocação de reuniões para “impossibilitar” o presidente.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.