Após quase cinco meses de conflito entre Israel e o Hamas, a negociação para uma trégua nos combates na Faixa de Gaza será retomada neste domingo, 3. Uma delegação do Hamas, liderada pelo vice-chefe Khalil Al-Hayya, viajou até o Cairo, capital do Egito, para entregar uma resposta oficial à proposta formulada pelos países mediadores e pelos negociadores israelenses no fim de janeiro.
Uma autoridade americana garantiu que um acordo de cessar-fogo está sobre a mesa e que “a bola está no campo do Hamas”, segundo a Agência AFP. Israel não confirmou sua aprovação desse plano.
Um acordo para cessar-fogo ganha força sob a pressão da fome que ameaça a população do território palestino. No último sábado, os Estados Unidos começaram a lançar suprimentos alimentícios por meio de aviões para a população da Faixa de Gaza, que corre risco de fome, segundo a ONU.
Bombardeios
Nas últimas 24 horas, o Exército israelense continuou bombardeando a Faixa de Gaza, deixando ao menos 92 mortos, segundo o Ministério da Saúde do território palestino.
O conflito começou em 7 de outubro, quando comandos islamistas mataram cerca de 1.160 pessoas, a maioria civis, e sequestraram cerca de 250 no sul de Israel, segundo uma contagem da AFP baseada em dados israelenses.