Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coronavírus, saúde e mulher como vice: o debate entre Biden e Sanders

Pré-candidatos do Partido Democrata realizaram debate focado na pandemia de COVID-19; novas prévias acontecem nesta terça, 17

Por Da Redação Atualizado em 16 mar 2020, 03h26 - Publicado em 16 mar 2020, 03h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em debate realizado na noite deste domingo, 15, em Washington, sem público, os pré-candidatos democratas à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden e Bernie Sanders, focaram na discussão sobre o novo coronavírus e também na relação dos EUA com outros países.

    O senador por Vermont, Bernie Sanders, defensor de um sistema público de saúde amplo, ressaltou que o atual modelo norte-americano não é capaz de suprir todas as necessidades do país.

    “O nosso sistema não é preparado para providenciar cuidados de saúde. Em um bom ano, sem a epidemia, nós estamos perdendo perto de 60 mil pessoas que morrem todos os anos porque não conseguem ser atendidos por um médico à tempo”, disse.

    “Em meio a esta epidemia, há pessoas na indústria farmacêutica pensando ‘uau, esta é uma ótima oportunidade para ganhar uma fortuna’”, completou Sanders.

    Sobre a COVID-19, o ex-vice-presidente Joe Biden comparou a doença como uma guerra. “Isso [novo coronavírus] é como uma guerra e em uma guerra você faz tudo que for necessário para tomar conta do seu povo”, afirmou. “Tudo o que você precisa para lidar com a crise será de graça”, acrescentou Biden.

    Continua após a publicidade

    Ainda no âmbito da nova doença respiratória, os pré-candidatos democratas defenderam que imigrantes ilegais sejam atendidos caso venham a ser detectados com o coronavírus.

    “Qualquer um que apareça para ser testado para coronavírus ou pegue coronavírus e seja tratado será considerado inofensivo”, ponderou Biden. “Nós temos que garantir que qualquer um se sinta confortável para buscar os cuidados de saúde de que necessite. Esse deve ser o principal geral acima e abaixo do coronavírus”, salientou Bernie Sanders.

    Relações internacionais

    No momento em que o debate focou nas relações dos EUA com outros países, Joe Biden lembrou que Sanders já elogiou regimes tidos como autoritários por ele, como China, Cuba e Venezuela. O senador se defendeu dizendo que é o candidato que mais se aproxima da diversidade da população norte-americana. “Eu penso que o imperativo é que nós derrotemos Trump. Eu acredito que a nossa campanha de bases birraciais e multigeracionais é o jeito de fazer isso”, disse.

    Continua após a publicidade

    Vice mulheres

    Joe Biden e Bernie Sanders, durante o debate, também se comprometeram a nomear mulheres para a vice-presidência. “Há várias mulheres qualificadas para ser presidente amanhã. Eu escolheria uma mulher para ser minha vice-presidente”, revelou Biden.

    “Para todas as possibilidades, eu irei. Para mim, não é apenas nomear uma mulher. É garantir que tenhamos uma mulher progressista e que haja mulheres progressistas por aí. Portanto, minha tendência muito forte é seguir nessa direção”, completou Sanders.

    Este foi o primeiro debate entre os pré-candidatos septuagenários desde que outros vários postulantes desistiram da disputa. Até o momento, o ex-vice-presidente lidera a corrida com 881 delegados, ante 725 do senador. Para ser escolhido candidato democrata, são necessários 1.991 delegados.

    Nesta terça-feira, 17, acontecerão as primárias em mais quatro estados, a saber: Arizona, Flórida, Illinois e Ohio. Estarão em jogo ao todo mais 577 delegados que podem deixar Biden ainda mais próximo da indicação ou embolar a disputa, caso Sanders saia vencedor.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.