Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Coronavírus: Itamaraty entra em quarentena parcial

Medida é adotada depois de contaminação de um diplomata; funcionários trabalharão de casa, exceto chefes de áreas e plantonistas

Por Denise Chrispim Marin Atualizado em 18 mar 2020, 19h53 - Publicado em 18 mar 2020, 19h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O chanceler Ernesto Araújo: isolamento em casa desde retorno dos EUA e espera pelo resultado do segundo teste - 17/12/2019 (Adriano Machado/Reuters)

    O Itamaraty entrou em quarentena parcial às 15h desta quarta-feira, 18, depois de um diplomata do Departamento de Estados Unidos ter recebido resultado positivo de seu teste de coronavírus. Todos os funcionários, salvo chefes de áreas e plantonistas, foram liberados para o trabalho em casa como medida para evitar a disseminação da Covid-19, a doença provocada pelo micro-organismo, no ministério.

    A decisão foi tomada em momento crítico, quando milhares de turistas brasileiros estão presos em outros países onde os voos acabaram suspensos e/ou as fronteiras fechadas. Uma força-tarefa foi montada no Itamaraty para estudar o resgate desses nacionais.

    O próprio ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, permanece em sua residência desde o dia 12, quando retornou de viagem aos Estados Unidos. Ele acompanhara o presidente Jair Bolsonaro em sua visita à Flórida, quando houve encontro com o líder americano, Donald Trump, no início do mês. Depois, seguira para compromissos em Washington. Mas cancelou parte de sua agenda ao ser informado que o secretário especial de Comunicação Social do Planalto, Fábio Wajngarten, estava contaminado.

    Em Brasília, Araújo submeteu-se ao exame e recebeu resultado negativo. Nesta semana, fez um novo teste e aguarda o resultado. Dentre os integrantes daquela comitiva de Bolsonaro, 17 autoridades estão contaminadas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.