Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Coreia do Norte terá força nuclear mais poderosa do mundo, diz Kim Jong-un

Lançamento do míssil balístico capaz de chegar aos Estados Unidos foi visto como um sucesso absoluto no país

Por Matheus Deccache 28 nov 2022, 10h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está planejando construir a força nuclear “mais poderosa do mundo”, de acordo com a agência de notícias estatal KCNA. O objetivo final por trás do programa nuclear norte-coreano é possuir uma “força absoluta e sem precedentes” no século. 

    A informação vem à tona dez dias depois do que Pyongyang fez um lançamento-teste de um novo tipo de míssil balístico internacional, em 18 de novembro. Segundo a KCNA, o foguete Hwaseong-17 é capaz de lançar uma bomba nuclear no território dos Estados Unidos, através do Oceano Pacífico. 

    + Kim Jong-un surpreende o mundo em desfile acompanhado da filha

    O líder norte-coreano elogiou os funcionários que desenvolveram o novo míssil e o chamou de “a arma estratégica mais forte do mundo” e que sua criação representa “um salto maravilhoso no desenvolvimento da tecnologia de montagem de ogivas nucleares em mísseis balísticos”.

    Continua após a publicidade

    Com o desenvolvimento do novo míssil, Kim disse que a Coreia do Norte demonstrou ao mundo “o futuro confiante, e sempre vitorioso, de nosso Estado avançando em direção ao objetivo de construir o exército mais forte do mundo”.

    Em carta enviada ao líder recentemente, cientistas da Academia de Ciências da Defesa da Coreia do Norte disseram que o teste marcou uma “grande vitória histórica” e demonstrou a soberania do país. 

    O próprio Kim Jong-un esteve presente para acompanhar pessoalmente o lançamento ao lado de uma criança que, ao que tudo indica, é sua filha e herdeira, Ju Ae

    Continua após a publicidade

    + Míssil da Coreia do Norte tem alcance para atingir EUA, diz Japão

    Apesar de ter sido considerado um sucesso dentro do território norte-coreano, analistas apontam que o país ainda não demonstrou a capacidade de instalar uma ogiva nuclear dentro do míssil, mesmo conseguindo mantê-lo no ar por mais de uma hora. Foguetes de longo alcance são enviados ao espaço, e depois precisam sobreviver à reentrada na atmosfera terrestre. 

    No entanto, os mesmos analistas reiteram que os constantes testes realizados por Pyongyang estão refinando suas habilidades e que novos eventos bem-sucedidos podem acontecer em breve.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.