Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Coreia do Norte muda fuso horário para ajustá-lo ao do Sul

Medida foi tomada para acelerar processo de paz entre as duas Coreias

Por Da redação
4 Maio 2018, 21h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante encontro em zona desmilitarizada sul-coreana - 27/04/2018
    O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante encontro em zona desmilitarizada sul-coreana - 27/04/2018 (Korea Summit Press Pool/Reuters)

    A Coreia do Norte ajustou seu fuso horário para igualá-lo ao da Coreia do Sul, anunciou a agência oficial de notícias do país nesta sexta-feira. A decisão foi tomada após a cúpula entre os presidentes das duas nações na semana passada.

    “A adoção do fuso horário é a primeira medida prática após a histórica terceira cúpula Norte-Sul para acelerar o processo em que o Norte e o Sul vão se tonar um (só país)”, informou a agência KCNA.

    A agência indicou que o ditador norte-coreano Kim Jong-un decidiu adotar esta medida durante a reunião de 27 de abril com o presidente sul-coreano Moon Jae-in em Panmunjom, na Zona Desmilitarizada que divide a península.

    As duas Coreias não estavam no mesmo fuso horário desde 2015, quando o Norte decidiu que todos os relógios no país seriam adiantados em 30 minutos.

    Pyongyang explicou na ocasião que queria acabar com o horário imposto mais de um século antes pelo colonizador japonês e, assim, marcar o 70º aniversário da libertação da Coreia do jugo de Tóquio.

    Mas Kim assegurou que foi “doloroso” ver durante a última cúpula dois relógios de parede marcando horários diferentes, do Sul e do Norte, de acordo com a KCNA. Desta forma, o Parlamento norte-coreano aprovou na segunda-feira um decreto ajustando o fuso horário a partir de sábado, 5 de maio.

    Após o anúncio desta medida, o porta-voz da presidência sul-coreana, Yoon Young-chan, saudou “uma medida simbólica” que reflete o desejo de melhorar as relações bilaterais.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.