Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Congresso dos EUA solicita ao FBI documentos de Comey sobre Trump

A pedido de um deputado republicano, a Polícia Federal dos Estados Unidos deverá entregar os registros do ex-diretor do FBI sobre encontros com o presidente

Por Da redação
17 Maio 2017, 08h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Comitê de Supervisão e Reforma de Governo da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos solicitou ao FBI, nesta terça-feira, todos os documentos que seu ex-diretor James Comey elaborou sobre suas conversas com o presidente Donald Trump. A petição, assinada pelo presidente do comitê, o republicano Jason Chaffetz, inclui “memorandos, notas, resumos e gravações” e requer que sejam entregues antes do dia 24 de maio.

    “Se verdadeiros, esses memorandos apresentam dúvidas sobre se o presidente tentou influenciar ou impedir a investigação do FBI no que se refere ao general [Michael] Flynn”, disse Chaffetz, em sua carta dirigida ao diretor interino do FBI, Andrew G. McCabe.

    Como representante de um comitê de Câmara, o deputado tem direito de requerer documentos ao FBI para fins de transparência e, se negado, pode assinar uma intimação. No Twitter, Chaffetz deixou claro que fará essa exigência, se necessário: “@GOPoversight [Comitê de Supervisão e Reforma de Governo] terá o memorando de Comey, se ele existir. Eu preciso vê-lo cedo ou tarde. Estou com a minha caneta de intimação pronta”, escreveu.

    A solicitação acontece depois que o jornal The New York Times revelou, na terça-feira, a existência de documentos elaborados por Comey, a fim de documentar suas conversas com Trump. Em um dos registros, havia o pedido do presidente para que o então diretor do FBI encerrasse uma investigação sobre as ligações da Rússia com seu ex-assessor de segurança nacional, o general aposentado Michael Flynn. “Espero que possa deixar isso passar”, disse Trump a Comey, segundo o texto divulgado pelo jornal. “Ele é um bom sujeito”, acrescentou o governante.

    Continua após a publicidade

    Na semana passada, Trump demitiu Comey, que comandava a investigação do FBI para esclarecer as ligações dos russos com a campanha presidencial republicana, um assunto que também é foco de discussões no Congresso. Além das críticas de democratas, a decisão do presidente já havia levantado alguns questionamentos de republicanos. Com a nova revelação do Times, o próprio partido do magnata tem se mostrado cada vez mais crítico de suas atitudes e exigido esclarecimentos.

    (Com EFE)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.